quinta-feira, 31 de julho de 2008

O AMOR QUE ALIMENTA


E todos comeram, e ficaram fartos; Marcos 6:42

Jesus e seus discípulos queriam descansar e buscaram um lugar sossegado. A multidão, porém, os viu e os seguiu. A noite estava chegando. Os discípulos propuseram que o Mestre a mandasse embora. Como alimentar cinco mil pessoas? Humanamente, impossível! Para Deus, porém, tudo é possível. O resultado dessa operação mata-fome: cinco mil homens comeram e ficaram satisfeitos. Além disso, houve uma sobra expressiva: doze cestos cheios. O propósito desse e de tantos outros milagres de Jesus era o de tornar evidente que ele era, verdadeiramente, o Messias.

O Poder de transformar o pouco em muito é divino. A mão de Deus, encarnada em Cristo, supre todas as necessidades. Aquela multidão ouviu os ensinamentos de Jesus e foi saciada.

A Irmã Dorothy Stang, assassinada em 2005, auxiliava agricultores na contrução de um entreposto para comério de sua produção, não dependendo de intermediários. Conta-se que ela comprou 8 pintinhos e os deu para 8 mulheres criarem. Quando cresceram, utilizaram-nos na preparação de um almoço beneficiente, que lhes permitiu comprar uma porca. A porca deu cria, nascendo 9 filhotes. Cada mulher cuidou de um porquinho, até que todos engordassem. Na venda destes, conseguiram o capital necessário para a contrução do entreposto.

Jesus está vivo em nosso meio e segue agindo. Silenciosas multiplicações continuam acontecendo. Lá, onde habita o amor de Deus, pessoas são saciadas físicas e espiritualmente.

Oremos:
Senhor, obrigado pelo milagre do pão de cada dia. Obrigado pelo milagre da partilha. Amém...

Versículo do dia

O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão. Provérbios 18:24

Então apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos diante da face de nosso Deus, para lhe pedirmos caminho seguro para nós, para nossos filhos e para todos os nossos bens. Esdras 8:21

Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos;Se convém gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza. 2 Coríntios 11:26,30

quarta-feira, 30 de julho de 2008

* OS MALES DO CONSUMISMO

Textos: Pv. 30.8 – Ec. 2.4-11
irmaoteinho@hotmail.com

OBJETIVO: Mostrar que a sabedoria e a moderação gerada pelo Espírito é o antídoto contra o consumismo que subjuga as pessoas, inclusive alguns cristãos.

INTRODUÇÃO: O consumismo se tornou uma prática comum na sociedade moderna. Muitos cristãos têm se deixado levar por essa tendência. Os efeitos do consumismo são danosos não só ao bolso, mas também, à fé cristã. Ciente disso, estudaremos, no estudo desta semana, o que significa ser consumista na sociedade contemporânea, as influências dos meios de comunicação de massa na prática do consumo, e por fim, os cuidados que precisamos a fim de consumir com equilíbrio.

1. O CONSUMISMO COMO DOENÇA: A palavra “consumismo”, de acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, significa “1) ato, efeito, fato ou prática de consumir ou comprar em demasia; e 2) consumo ilimitado de bens duráveis, especialmente de artigos supérfluos. Do ponto de vista sociológico, o consumismo é o ato de consumir bens ou serviços, muitas vezes, sem reflexão. Existem muita polêmica a respeito desse assunto, entre elas, o tipo de influência que as empresas, por meio da propaganda e da publicidade, bem como a cultura industrial, por meio da TV e do cinema, exercem sobre os indivíduos. Muitos alegam que elas induzem ao consumo desnecessário, sendo este um produto do capitalismo e um fenômeno da sociedade moderna. Destacamos, também, que o consumismo pode se tratar de uma doença comportamental, clinicamente denominada de “oneomania”. Nesses casos, a pessoa doente consome compulsivamente coisas que não irá usar ou que não terá qualquer utilidade. Na maioria das vezes, o consumidor compulsivo busca preencher, por meio da aquisição de produtos, um vazio na alma. Sua maior tristeza é perceber que todos os bens que estão do lado de fora não trazem a satisfação interior. Pior que isso, resultam em dívidas, que, muitas vezes, não poderão ser saldadas.

2. O CONSUMISMO E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO: A princípio, faz-se necessário distinguir o que seja “consumo” e “consumismo”. No primeiro caso, as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário para a sobrevivência. Em relação ao consumismo a pessoa gasta tudo aquilo que tem, e até o que não tem, em produtos supérfluos. Esse consumo exagerado, em muitos casos, é produto das provocações dos meios de comunicação de massa, especialmente, da propaganda da televisão. Os canais televisivos cobram quantias exorbitantes aos anunciadores dos produtos, os quais, incitam as pessoas a adquirirem os seus produtos, criando necessidades que, na verdade, não existem. As implicações sociais do consumismo são terríveis, pois podem gerar violência na medida em que as pessoas distanciadas de Deus acabam cometendo atrocidades a fim de satisfazer a vontade de possuir um determinado produto. A explicação da compulsão pelo consumo talvez possa se amparar em bases históricas. O mundo nunca mais foi o mesmo após a Revolução Industrial. A industrialização agilizou o processo de fabricação, o que não era possível durante o período artesanal. A indústria trouxe o desenvolvimento, num modelo de economia liberal, que hoje leva ao consumismo alienado de produtos industrializados. Uma outra conseqüência danosa do consumismo é a destruição do meio ambiente, algo que não pode ser desconsiderado, mesmo pelos cristãos, pois somos mordomos da criação de Deus (Gn. 2.8,19,20; Ex. 23.11)

3. O CRISTÃO DIANTE DO CONSUMISMO: O consumismo não afeta apenas os não-cristãos, na verdade, em virtude da famigerada Teologia da Prosperidade - que preferimos denominar de Teologia da Ganância – muitos cristãos estão sendo preso às teias do consumo compulsivo. Essa teologia antibíblica acaba por valorizar mais as coisas materiais do que as espirituais (Pv. 30.15. Mt. 6.19-21). Ela incita a insatisfação dos cristãos que acabam se distanciando do sábio conselho de Agur (Pv. 30.8,9). As igrejas evangélicas, em geral, não estão imunes a essa prática, pois muitos templos se transformaram em comércio, nos mesmos moldes que nos tempos de Jesus (Mt. 21.12). Alguns pregadores e cantores cobram preços exorbitantes para freqüentar uma determinada igreja ou espaço físico, fomentado os shows gospel. Alguns líderes eclesiásticos acabam sendo tragados por essa tendência, e ao invés de se reunirem para estudar a Bíblia, não têm outro assunto senão o último bem que acabaram de adquirir. A esse respeito bem ressaltou Jesus quando disse que a boca fala do que o coração está cheio (Lc. 6.45). O consumo desordenado é anticristão, pois em Fp. 4.11-13 e I Tm. 6.10, somos instruídos a viver em contentamento. E esse, sem dúvida, é o verdadeiro antídoto contra a prática do consumismo (Pv. 15.27; Ec. 5.10; Jr. 17.11).

CONCLUSÃO: Com Jesus, precisamos aprender a orar pelo “pão nosso de cada dia” (Mt. 6.11). Se levarmos esse princípio adiante, saberemos consumir com equilíbrio, a fim de satisfazer as necessidades e evitaremos o desperdício (Jo. 6.12). Sejamos cautelosos na aquisição de bens, é preciso sempre avaliar se o orçamento familiar será suficiente para cobrir as despesas (Is. 55.2; Lc. 15.13,14). Não deixe de investir na propagação do Reino de Deus através dos seus dízimos e ofertas (Mt. 23.23), adquira, com moderação, bons livros e cds evangélicos de escritores e cantores que tenham comprometimento com a obra de Deus, não em fazer fortuna. Aprenda a confiar no Senhor, não se deixe levar pelas exigências sociais, pois não são poucos os casos de pessoas que estão endividadas porque optaram por um padrão de vida além de suas posses. A sociedade exige que você tenha de tudo, sempre novo e do mais caro, mas não patrocina. Por isso, aprenda a confiar em Deus e a encontrar plena satisfação nEle, e assim, nada irá nos faltar (Sl. 37.25; 23.1). PENSE NISSO!

MÁRTIRES


Herodes, porém, ouvindo isto, disse: Este é João, que mandei degolar; ressuscitou dentre os mortos. Marcos 6:16

Herodes estava assustado com a popularidade, os ensinamentos e os milagres de Jesus. Logo, veio-lhe à mente a cabeça de João, servida num prato.

João Batista foi mártir, por defender a verdade e a justiça. Outros lhe sucederam. Dietrich bonhoeffer, pastor luterano, um cristão num mundo secularizado e ateu, engajou-se contra o nazismo, combatendo-o com palavras e ações e morreu enforcado em 1945. Martin Luther King, pastor batista, líder do movimento pela igualdade entre negros e brancos, nos EUA, morreu assassinado em 1968. Doraci Edinger, irmã diaconisa, da Igreja Evangélica de confissão Luterana no Brasil, atuou junto à Igreja Luterana de Moçambique, edificando comunidades, promovendo o resgate da dignidade humana, exercendo grande liderança comunitária, foi assassinada brutalmente em 2004, na cidade de Nampula. Dorothy Stang, Irmã católica, norte-americana, naturalizada brasileira, buscava a geração de emprego e renda, com projetos de reflorestamento em áreas degradas, junto aos trabalhadores rurais da Transamazônica, minimizando os conflitos fundiários, foi assassinada com sete tiros em 2005, no Pará.

Os mártires deixam um testemunho incontestável do comprometimento da sua fé. Nós também somos chamados a amar de form incondicional, mesmo que pequenos gestos. Jesus seria Batista ressuscitado? Não! Ele é o próprio Messias, que excedeu o martírio, pois ressuscitou.

Oremos:
Senhor, lembramos de tantos que morreram por causa da sua fé. Obrigado pelo testemunho deixado por esses teus servos. Queremos seguir os passos dos que buscam a tua verdade e a justiça. Amém...

Versículo do dia

Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste. João 11:42
E farei com eles uma aliança de paz; e será uma aliança perpétua. E os estabelecerei, e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles para sempre. Ezequiel 37:26

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Tessalonicenses 5:23

terça-feira, 29 de julho de 2008

ENVIADOS AO MUNDO


E, saindo eles, pregavam que se arrependessem. (V.12) Marcos 6.7-13

Jesus ensina nos arredores da cidade de Nazaré. Depois de ensinar, ele envia os seus discípulos a fazerem o mesmo: ir e anunciar que todos devem arrepender-se dos seus pecados.

O que significa isso? O reconhecimento de culpa faz parte do anúncio do Evangelho. Jesus resumo toda a sua mensagem, a Boa-Notícia que vem de Deus, com estas palavras: "Chegou a hora, e o Reino de Deus está perto. Arrependam-se dos seus pecados e creiam na mensagem da salvação" (Marcos 1.15).

Tudo claro! A mensagem é esta. Tudo o mais é consequência. O que importa, para participar do Reino de Deus, é viver e anunciar esta mensagem. Este é o ponto de partida para a vida nova com o Senhor. Este é, também, o ponto de partida para a renovação da Igreja de Jesus Cristo. Martin Luther começou a Reforma com as 95 Teses. E a primeira delas afirma: "Quando o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo diz: 'Arrependam-se' (Mateus 4.17), ele quer que a vida inteira dos fiéis seja um contínuo arrependimento".

Sem arrependimento, isto é, sem o reconhecimento da nossa situação de pessoas afastadas de Deus, nada acontece na nossa vida. Com a conversão diária, tudo o mais é possível aontecer. Por exemplo, a expulsão de espíritos maus e a cura de doentes(v. 13).

O que importa é anunciar a mensagem do Evangelho. Se as pessoas não quiserem ouvir, é necessário ir adiante. O apoio de uma outra pessoa ao nosso lado nos encoraja para seguir em frente.

Oremos:
Senhor, tu enviaste os teus seguidores para anunciar o Evangelho. Nós te agradecemos por isso. Pedimos que a tua Palavra de vida nos leve a uma atitude de arrependimento, nos transforme e nos capacite para sermos, também nós, tuas testemunhas, onde estivermos. Amém...

Versículo do dia

Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é. Deuteronômio 32:4
A tua malícia te castigará, e as tuas apostasias te repreenderão; sabe, pois, e vê, que mal e quão amargo é deixares ao SENHOR teu Deus, e não teres em ti o meu temor, diz o Senhor DEUS dos Exércitos. Jeremias 2:19

E Jesus, percebendo isso, disse: Por que arrazoais entre vós, homens de pouca fé, sobre o não terdes trazido pão?Não compreendeis ainda, nem vos lembrais dos cinco pães para cinco mil homens, e de quantas alcofas levantastes? Mateus 16:8,9

segunda-feira, 28 de julho de 2008

DE ONDE VEM A SABEDORIA DE JESUS?


E, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se admiravam, dizendo: De onde lhe vêm estas coisas? e que sabedoria é esta que lhe foi dada? e como se fazem tais maravilhas por suas mãos?(V.2) Marcos 6.1-6

Jesus volta para Nazaré, a cidade onde cresceu. No sábado, ele ensina na casa de oração. Não sabemos o que ele disse. Sabemos apenas que as pessoas ficaram admiradas com o seu ensino e perguntaram: " De onde vem tudo isso?"

O problema é que essas pessoas olham somente para o lado humano de Jesus. Não enxergam o seu lado divino. Sem dúvida, ele é uma pessoa humana, como todas as outras. Mas, é ainda mais do que isso. E aí está toda a diferença: ele é, também, uma pessoa divina. Isso se mostra no seu ensinamento e nas coisas que ele faz, seus milagres, suas curas(V.5).

Feliz, quem enxerga além das aparências humanas! Feliz, quem reconhece em Jesus a revelação do próprio Deus! Feliz, quem não fica apenas na admiração e depois não quer saber mais dele. A admiração quer levar-nos para mais longe: ao reconhecimento de que Jesus é a revelação de Deus para todos.

De onde vem a sabedoria de Jesus? Ela vem de Deus! Não sabemos o que ele disse. Sabemos, apenas, que a sabedoria ensinada por ele fundamenta-se no seu temor a Deus, o Pai. Este é o princípio da sabedoria (Provérbios 9.10).

Quem teme, respeita e honra a Deus. Quem o coloca acima de tudo e de todos, e Jesus fez isso como ninguém outro, reconhece o ensino de Cristo como verdadeiro e entra numa relação de fé e de confiança nele.

Oremos:
Senhor Jesus, verdadeiro homem e verdadeiro Deus. Tu ensinaste com sabedoria, porque o teu ensino e as tuas ações em favor das pessoas se baseiam no temor a Deus. Ajuda-nos a vermos além da realidade física e enxergamos, em ti, a revelação da salvação de Deus. Amém...

Versículo do dia

Não me rejeites no tempo da velhice; não me desampares, quando se for acabando a minha força. Salmos 71:9

E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara. Romanos 4:19

sexta-feira, 25 de julho de 2008

JESUS VAI CONOSCO


E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés, E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está moribunda; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva. E foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava. (vv. 22-24) Marcos 5.21-34

Não é fácil quando a doença nos atinge. Lutamos contra ela e fazemos tudo que está ao nosso alcance para nos livrarmos da dor. Ninguém, em pleno juízo, gosta de sofrer. Mas, para um pai e uma mãe, mais complicado do que sofrer a dor, é presenciá-la na vida de um filho.


Jairo, chefe da sinagoga, sentiu esse drama na sua família. Talvez, tenha procurado todos os recursos possíveis, mas não encontrou solução para a enfermidade da sua filha. E,quando a doença é grave, é preciso correr contra o tempo. Era o caso daquela menina.


Nos últimos dias, Jesus estivera às margens do lago da Galiléia. A forma como ele acalmara a tempestade e o poder demonstrado ao libertar um homem de espíritos maus haviam se espalhado. De alguma forma, Jairo soube disso e fez algo muito interessante para um homem importante: "Jogou-se aos pés de Jesus". Isso mesmo! Ele demosntrou uma profunda humildade e não teve vergonha de se atirar no chão. Fez isso, por que amava sua filha e porque sabia do poder que Jesus tinha.


Tão importante quanto a humildade de Jairo, foi o gesto amoroso de Jesus. O Mestre não pediu explicações. Diz o evangelista: "E Jesus foi com ele".


Cada um de nós luta contra situações de dor. Todos podemos aprender com a grandeza daquele pai, que soube ser humilde, e que, em oração, soube "pedir com muita insistência"(v.23). O amor de Jesus continua o mesmo. Ele vai conosco. Ele está conosco!

Oremos:
Querido Deus, a cada dia deparamo-nos com pessoas que estão mortas em vida, que agem como se estivessem possuídas por espíritos maus. Encoraja-nos a testemunhar tua mensagem de amor, de perdão e de misericordia que transforma vidas. Amém...

Versículo do dia

Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida. Gênesis 50:20
Lembrou-se da sua aliança para sempre, da palavra que mandou a milhares de gerações. Salmos 105:8

Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; Romanos 6:5

quinta-feira, 24 de julho de 2008

A MISSÃO DOS LIBERTOS


Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti. Marcos 5:19

A história bíblica de hoje impressiona pelos detalhes e, principalmente, pelo sofrimento que ela contém. Um homem, que mora no cemitério, possuído por espíritos maus, fica vagando, gritando e ferindo-os com pedras. Os sintomas da sua doença são tão violentos que ninguém consegue amarrá-lo. Nem mesmo correntes resistem. É difícil imaginar uma pessoa assim. Como enfrentar uma realidade como essa? Como se sente uma pessoa que vive nessas condições?

Inesperadamente, esse morto-vivo, encontra-se com Jesus. A última consequência desse encontro é a tranformação radical da sua vida. O homem, anteriomente atormentado por maus espíritos, é libertado da sua doença e recobra a lucidez. Lúcido, reconhece o poder de Deus e dispõe-se a seguir Jesus, e servi-lo . O Mestre, no entanto, direciona essa intenção para outra missão: "Volte para casa e conte aos seus parentes o que o Senhor lhe fz e como ele foi bom para você".

Seguir Jesus não significa ficar contemplado o seu rosto ou prender-se às suas vestes, mas dizer aos outros que ele nos libertou do poder da morte e nos conquistou para vida. O Senhor espera que seus filhos e suas filhas falem da sua libertação, em primeiro lugar, às pessoas da própria família e, depois, às da região e do mundo. Essa é a missão dos libertos!

Que você faz para cumprir a missão que o Senhor lhe confiou? Você fala a respeito de Cristo aos seus parentes e amigos?

Oremos:
Querido Deus, a cada dia deparamo-nos com pessoas que estão mortas em vida, que agem como se estivessem possuídas por espíritos maus. Encoraja-nos a testemunhar a tua mensagem de amor, de perdão e de misericórdia que transforma vidas. Amém...



Versículo do dia

Converte-te, ó Israel, ao SENHOR teu Deus; porque pelos teus pecados tens caído. Oséias 14:1
E disse Moisés a Arão: Isto é o que o SENHOR falou, dizendo: Serei santificado naqueles que se chegarem a mim, e serei glorificado diante de todo o povo. Porém Arão calou-se. Levítico 10:3

E Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali num barco, para um lugar deserto, apartado; e, sabendo-o o povo, seguiu-o a pé desde as cidades.E, Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos. Mateus 14:13,14

quarta-feira, 23 de julho de 2008

CALMA


E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança. Marcos 4:39

A calma do lago Gienesaré é, por vezes, interrompida por tempestades violentas. O ar frio, vindo do Mar Mediterrâneo, colide com o ar quente e úmido do lago, causando ventos e ondas. Certamente, os discípulos, pescadores experientes, conheciam esta armadilha.

O Convite para atravessar o lago partiu de Jesus; os discípulos apenas obedeceram. Foram sem medo, imaginando que nada do mal poderia lhe acontecer. Afinal, estavam muito bem acompanhados. O início da tempestade e a tranquilidade de Jesus, dormindo, devem ter sido inexplicáveis para os discípulos. Ele estava cansado, assim como nós, muitas vezes, estamos. Deve ter sido uma imagem muito doce ver o Senhor Jesus dormindo. Mas, no meio da tempestade, o sono do Mestre causou perplexidade, e o medo de alojou nos seus corações.

Aqui encerra-se o ciclo de parábolas e inicia-se o ciclo que mostra Jesus como Senhor da natureza. O Mestre atende ao pedido dos discípulos, e tudo se acalma. Ele tira-lhes o medo, deixando-os, novamente, perplexos, agora, com o seu podr. A mensagem desse episódio é que, com o Messias, as tempestades se acalmam, demonstrando que Ele é o Senhor não somente sobre toda criação, mas, também, sobre a sua Igreja.

Apesar de nossos medos, nossas inseguranças, Jesus acalma todas as nossas tempestades. Só ele pode nos trazer a calma da sua paz. Só ele pode tirar os nossos temores.

Oremos:
Obrigado, meu Salvador Jesus, por me acalmar, por estar ao meu lado. Fortalece a minha fé, não me deixes vacilar. Amém...

Versículo do dia

Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mateus 28:20

Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. Isaías 41:10
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações. Jeremias 17:9,10

Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. Filipenses 2:4

terça-feira, 22 de julho de 2008

O ABRIGO


Mas, tendo sido semeado, cresce; e faz-se a maior de todas as hortaliças, e cria grandes ramos, de tal maneira que as aves do céu podem aninhar-se debaixo da sua sombra. Marcos 4:32

Passarinhos são importantes na nossa família. Meu marido prepara casinhas para abrigá-los, alimenta-os no inverno, e costuma "conversa" com eles através de apitos diversos.

Na parábola da semente de mostarda, os passarinhos fazem seus ninhos numa planta, que iniciou de forma quase invisível. Lutero disse assim é o Reino de Deus: invisível, nós não o enxergamos; no entanto, cresce por si mesmo, sem a nossa prece, sem os nossos esforços.

Um dos aspectos que chama atenção na parábola é que a planta que cresce, a partir de uma pequena semente, torna-se abrigo para os pássaros: "E seus ramos são tão grandes, que os passarinhos fazem ninhos entre as suas folhas".

Em Ezequiel 17.23 está escrito: "...pássaros de todos os tipos viverão ali acharão abrigo na sua sombra".

O Reino de Deus cresce de forma abundante, para que as pessoas de todas as nações encontrem abrigo nele. A mensagem pode ser interpretada como uma história evangelizadora, missionária, que deixa claro que o Reino de Deus abriga a todos.

Muitas vezes, podemos ficas em dúvida, questionando-nos pensando que, talvez, não façamos parte do Reino de Deus. Jesus, porém, deixa claro que, pela fé nele, todos fazermos parte do ninho. Pela salvação em Jesus Cristo, nós, pássaros de todos os tipos, somos abrigados nos grandes ramos da árvore, o Reino de Deus.

Oremos:
Jesus querido, obrigado por me acolheres, com todas as minhas "plumas e penas esquisitas e imperfeitas". Venha o Teu Reino. Amém...

Versículo do dia

E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem? Mateus 8:27

Para que entre vós não haja homem, nem mulher, nem família, nem tribo, cujo coração hoje se desvie do SENHOR nosso Deus, para que vá servir aos deuses destas nações; para que entre vós não haja raiz que dê veneno e fel; Deuteronômio 29:18

Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. Hebreus 12:15

segunda-feira, 21 de julho de 2008

* DEPRESSÃO, A DOENÇA DA ALMA


Textos: Sl. 42.5 –I Rs. 19.1-8

OBJETIVO: Mostrar que a depressão tem sido um dos males do século e que precisa ser abordada sabiamente, levando em conta os estudos médicos, mas, principalmente, os princípios bíblicos.

INTRODUÇÃO: Nunca se falou tanto em depressão, há pessoas com essa doença por toda parte, inclusive dentro de muitas igrejas evangélicas. O desafio para a igreja, dependendo da situação, deve ser o de oferecer um tratamento espiritual adequado às pessoas que passam por esse tipo de enfermidade. Estudaremos a respeito dessa doença, e, para esse fim, partiremos da definição bíblica dessa condição, suas causas e conseqüências, e principalmente, o aconselhamento espiritual que conduz à cura.

1. DEPRESSÃO, O QUE É ISSO? A depressão é uma condição existencial que tem afetado milhões de pessoas em todo o mundo, não só descrente, mas, também, muitos cristãos. Aqueles que sofrem de depressão experimentam sentimento intensos de tristeza, ira, desespero, fadiga e uma variedade de outros sintomas. Eles podem se sentir inúteis e mesmo ter tendências suicidas, demonstrando pouco interesse em coisas e pessoas que anteriormente gostavam. A depressão costuma ser desencadeada pelas circunstâncias da vida, tais como: perda de trabalho, morte de um ente querido, situação de divórcio ou problemas psicológicos tais como a baixa estima. A depressão clínica é uma condição física que deve ser diagnosticada por um médico. Em alguns casos, a cura não depende, como se costuma pensar, da vontade própria. Devemos ter cuidado para não associar a depressão com pecado, o que costuma acontecer em muitas igrejas. Essa doença, dependendo do caso, pode ser tratada tanto com medicação quanto por meio de terapia e aconselhamento. Não podemos descartar a possibilidade de uma cura divina, e, quando necessário, atentar para a necessidade de uma intervenção médica (Mt. 9.12).

2. AS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA DEPRESSÃO: Conforme apontamos anteriormente, as causas da depressão podem ser as mais diversas, não podemos descartar, inclusive, os casos hereditários. Há pessoas que, ao que tudo indica, têm alguma propensão, vinda dos seus pais, para desenvolver esse tipo doença. Mas, na maioria das vezes, a causa da depressão é cultural, isto é, depende do estilo de vida no qual as pessoas se integram e a que são expostos. Na Bíblia, a partir da experiência de Elias perante Jezabel, é possível identificar, como causas da depressão: a oposição, a frustração, medo e a angústia (I Rs. 19.1-4). Elias, no entanto, não foi o único personagem bíblico a enfrentar a depressão, destacamos, entre outros, Jó (Jó 3.11; 6.11; 17.1), Abraão (Gn. 15), Jonas (Jn. 4), Saul (I Sm. 16.14-23), Davi (Sl. 13.1-3; 56; 57.6,7) e Jeremias (Jr. 9). Quando a depressão chega, costumamos reagir através da fuga, como fez Moisés (Ex. 2.15) e o próprio Elias (I Rs. 19.3). Como a maioria das pessoas que sofrem de depressão, Elias também se escondeu (I Rs. 18.19-40), quis desistir de seus projetos (I Rs. 19.3) e desejou a própria morte (I Rs. 19.4).

3. SUPERANDO A DEPRESSÃO: O aconselhamento que damos, a seguir, está baseado na crença de que Deus é capaz de curar todo e qualquer tipo de doença, e como não poderia ser diferente, também a depressão. Reconhecemos, contudo, que nem todas as pessoas são curadas, algumas delas precisarão aprender a conviver com esse problema. Isso, no entanto, não deva servir de desestimulo para que persigam uma intervenção divina. Mas enquanto isso não acontece ou a fim de amenizar a situação, apresentamos algumas recomendações bíblico-teológicas no tratamento da depressão: 1) entregue-se à possibilidade de recuperação total (Sl. 51.10,12); 2) devote-se à oração e à gratidão (Fp. 4.6; Jr. 29.11,13); 3) mesmo que, aparentemente, não haja motivos para tal, dedique louvor e adoração a Deus (Sl. 42.11); 4) invista em seu relacionamento com o Pai Celestial (Mt. 11.28-30); 5) reconheça que você é filho de Deus e alvo de Sua maravilhosa graça e amor (I Jo. 3.1-1; 3.1); 6) entregue o seu corpo, integralmente, a Deus (I Co. 6.19-20); 7) esteja disposto a ter uma renovação de mente (Rm. 12.2; II Co. 10.3-6); 8) confie sua vida a Cristo (Fp. 3.7-9; Mt. 6.33,34); 9) direcione seus cuidados a Deus e deixe que Ele o conduza (Jz. 15.18) e 10) deposite sua esperança e confiança em Deus (Fp. 4.13; Mt. 28.20).

CONCLUSÃO: A depressão, conforme vimos neste estudo, trata-se de uma doença complexa, com múltiplas causas e conseqüências. Por isso, os cristãos precisam ter sabedoria tanto para aconselhar quanto para enfrentá-la. Alguns casos precisam de tratamento clínico, por isso, sejamos cautelosos nos encaminhamentos. Os médicos, dependendo da formação, podem atuar de modo diferenciado na condução do problema. Do ponto de vista bíblico, sabemos que podemos confiar em Deus a fim de que essa doença não seja otimizada pelas circunstâncias sociais, haja vista que o Senhor está no controle de nossas vidas. PENSE NISSO!

O TEMPO CERTO


E, quando já o fruto se mostra, mete-se-lhe logo a foice, porque está chegada a ceifa. (V. 29) Marcos 4.26-29

Diz um provérbio que "a natureza nada faz por saltos". Tudo no tempo certo! O ensinamento da parábola do semeador é este: assim como a terra faz a semente germinar sem a participação de quem semeia, assim, também o crescimento do Reino de Deus depende inteiramente dele. Quem marca o tempo da colheita é Deus.

É isso que também acontece com a nossa vida espiritual. Por natureza, somos rebeldes: não nos arrependemos, não cremos. Somos espiritualmente incapazes. No entanto, Deus, em Cristo, nos dá nova vida através do Espírito Santo, que age através da Palavra, do Batismo e da Santa Ceia. Uma vez incluídos no rol dos filhos de Deus, o Pai que fazer de nós semeadores do seu Evangelho, para que o seu reino chegue a todos.

Muitas vezes, cobramos resultados no crescimento do Reino de Deus e achamos que tudo depende das nossas forças. No entanto, a Palavra do Senhor nos assegura que a nossa que a nossa missão é semear, semear e semear, mas que o crescimento está fora de nós, vem de Deus.

A ação da graça do Pai em nós é um mistério divino. Não a compreendemos, mas cremos que Deus está agindo. Não podemos explicar a razão por que, numa congregação, a mesma Palavra produz efeitos numa pessoa e não os produz noutra.

Deixemos este mistério para Deus. Ele faz a semente germinar a seu tempo. Os frutos aparecerão, quando o Pai quiser. Enquanto esperamos, nossa missão é semear a boa semente, a Palavra do Senhor.

Oremos:
Querido Pai celestial, que o teu Reino venha a nós. Dá-nos a teu Espírito Santo, para crermos, por tua graça, em tua Palavra, e vivermos comprometidos com a semeadura da boa semente do Reino, até o tempo da colheita. Amém...

Versículo do dia

Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. Provérbios 14:12

E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O SENHOR é o meu Deus. Zacarias 13:9

Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações,Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; 1 Pedro 1:6,7

domingo, 20 de julho de 2008

PARA TODOS OS QUE SOFREM!


E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28 (8:28-30)

Talvez, você esteja procurando uma resposta para algum sofrimento. Nesse caso, Deus tem uma palavra de consolo: "... todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que o amam". Tudo por nós! Tudo por você! Que consolo! O Pai trabalhando para o seu bem, nesta vida e na eternidade.

Por causa do pecado, toda a criação geme e sofre. Não somente a raça humana, mas o universo todo sente as conseguências distanciamento do Pai. No entanto, podemos ter esperança, porque Deus, em Cristo, nos libertou do poder do pecado. Ele trabalhou, fazendo tudo para o nosso bem, reconciliando consigo todo o universo.

Nem sempre percebemos quais são os propósitos de Deus. E isso nos fazer sofrer. No entanto, mesmo não o percebendo, podemos ter a certeza de uma coisa: o Pai celestial nos dá consolo necessário no momento de angústia e de dor.

A Bíblia tem as palavras certas de consolo e de promessas, quando sobrevém o sofrimento em nossa particular ou em nossa família. Elas são um abraço carinhoso que nos acolhe. São os próprio abraços de Deus, que garante: "Você não está só, eu estou com você". Nada, no universo todo, pode separar-nos do seu amor.

Unamos nossas mãos em oração, para que todos aqueles que são atingidos pelo sofrimento possam receber a promessa de esperança: Deus faz tudo para aqueles que o amam. Esta é a Boa-Notícia para todos aqueles que sofrem!

Oremos:
Querido Deus, sê com todos aqueles que estão sofrendo. Dá-lhes alívio em sua dor. "Louvor e prece multiplica, trilha os caminhos do Senhor, e sê fiel e benção rica aguarda para o teu labor. Jamais Deus há de abandonar a quem só nele confiar". Amém... (Hinário Luterano 418,6)

Versículo do dia

Guarda a minha alma, pois sou santo: ó Deus meu, salva o teu servo, que em ti confia. Salmos 86:2
E morador nenhum dirá: Enfermo estou; porque o povo que habitar nela será absolvido da iniqüidade. Isaías 33:24

Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto,Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém. Romanos 16:25,27

sábado, 19 de julho de 2008

DEIXE A LUZ BRILHAR!


E disse-lhes: Vem porventura a candeia para se meter debaixo do alqueire, ou debaixo da cama? não vem antes para se colocar no velador?(V.21) Marcos 4.21-25

Esta pergunta tem apenas uma resposta: "não". Seria um contra-senso, alguém acender uma lamparina ou um abajur e colocá-lo em algum lugar que escondesse sua claridade. Ninguem faria isso. A luz tem uma função muito importante, qual seja, a de iluminar. Por isso, precisa ser colocada em lugar apropriado, para que a sua luminosidade possa preencher todo o ambiente.

A mensagem bíblica fala da luz do mundo, Jesus Cristo. Ele vem a nós, entra no nosso mundo para iluminar os caminhos de nossas vidas e de toda a humanidade. Por isso, ele não pode ficar escondido, mas precisa ser colocado em destaque, para que possa iluminar a todos. E nós somos chamados e enviados por Deus para dar testemunho dessa luz.

É comum falarmos daquilo que nos parece importante: nossos filhos, nosso trabalho, nosso time do coração. Colocamos em destaque as coisas que nos sã preciosas, porque queremos compartilhá-las com outras pessoas. Assim, também devemos poceder com a nossa fé em Jesus Cristo. Nossas palavras e ações precisam revelar aquele em quem cremos. A missão dos cristãos é proclamar, testemunhar, transmitir o amor de Deus revelado em Cristo, para que ele ilumine corações e transforme vidas.

Não podemos deixar de falar do amor incondicional de Deus, que nos aceita, nos carrega, nos salva, Ó povo de Cristo na terra: não escondas a luz do Senhor! Em todo o teu ser, transpareça o beneditosinal de amor!

Oremos:
Senhor Jesus, luz do mundo , ajuda-nos a enxergar os teus caminhos e dá-nos sabedoria para transmitirmos a Boa-Notícia do teu amor. Que a tua luz brilhe através de nossas palavras e nossos atos. Amém...

Versículo do dia

O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. Filipenses 4:19

Bendizei ao SENHOR, todas as suas obras, em todos os lugares do seu domínio; bendize, ó minha alma, ao SENHOR. Salmos 103:22

Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome. Hebreus 13:15

sexta-feira, 18 de julho de 2008

SEMEAR SEMPRE


O que semeia, semeia a palavra; Marcos 4:14

Grande é o trabalho missionário que se realiza em nossas igrejas: pessoas são visitadas; convites são feitos, pessoalmente; folhetos são distribuídos; anúncios são colocados em Jornais e murais; telefone e internet são meio de comunicação muito utilizados. A Palavra de Deus é semeada de muitas formas. Muitas pessoas são convidadas para a comunhão com Deus e com os irmãos. E o resultado? Muito nem reagem. Alguns não têm interesse em coisa de Igreja. Outros têm suas crenças, princípios e argumentos próprios. Muitas pessoas até aceitam o convite, participam , envolvem-se por um certo tempo, mas, depois, concluem que não era bem isso que estavam procurando e desaparecem. Há, também, pessoas que se entusiasmam e se envolvem, mas deixam essa disposição ser sufocada por questões pessoais, familiares, profissionais e sociais e, depois de algum tempo, nem se lembram mais comunidade que as acolheu. Porém, louvado seja Deus, há pessoas, poucas, é verdade, que se envolvem com a comunidade e fazem a diferença na Igreja.

Através da explicação da parábola do semeador, Jesus nos desafia a mantermos a confiança, mesmo que todo trabalho pareça inútil e vão. O Senhor continua semeando a sua Palavra, através do testemunho e da vida dos cristãos. Ele nos convida a não desanimarmos, a exemplo do agricultor, que jamais desiste, mesmo que sua plantação seja ameçada. Pois, na seara de Deus, quem dá o verdadeiro crescimento é ele.

Oremos:
Senhor, ajuda-nos a dar testemunho da nossa fé, para que muitas pessoas possam perceber o teu grande amor. Mas, dá-nos, também, perseverança quando os resultados não coincidem com as nossas expectativas. Acima de tudo, dá-nos a certeza de que o crescimento é obra tua. Amém...

Versículo do dia

“O Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz” (Números 6.24-26).
O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos. Provérbios 16:9

Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo; Filipenses 1:6

quinta-feira, 17 de julho de 2008

A SEMENTE DA SALVAÇÃO


E outra caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu; e um produziu trinta, outro sessenta, e outro cem.(V. 8) Marcos 4.1-9

Muitas escolas semeiam com seus alunos, para incentivá-los a ter cuidado com a natureza. As crianças levam a semente plantada para a casa e cuidam dela até a planta crescer. Muitas crescem fortes e bonitas, outras nem chegam a brotar. Os motivos podem ser os mais diversos: terra ruim, falta ou excesso de água e luz, temperatura alta ou baixa demais...

Jesus recorre à figura do semeador e da semente para ilustrar o que acontece com a mensagem do Evagelho. Assim como a semente espalhada pelo semeador encontra pela frente os mais diversos tipos de solo, também a Palavra encontra diversos tipos de ouvintes. O Senhor lança a semente da paz, que leva a salvação ao mundo. Nem sempre, porém, ela brota no coração das pessoas, pois o pecado o impede. Por isso, muitos que ouvem a mensagem de Deus, até a recebem, mas logo a abandonam.

Em parte, nós somos como uma terra ruim. Também abandonamos a Palavra de Deus e colocamos outros interesses acima dela. Isso acontece por causa, do pecado. Por outro lado, podemos dar graças a Deus porque ele perdoou e transformou nosso coração em terra boa, capacitando-nos para receber a semente da paz.

Por causa do amor de Deus, somos motivados a praticar esta mensagem, sem guardá-la somente para nós. Assim como o Senhor semeou em nós a boa semente da salvação, também somos desafiados a espalhá-la, para que outras pessoas tenham acesso a ela e recebam o amor de Deus que nos doi concedido.

Oremos:
Ó Senhor! Obrigado por espalhar a semente da salvação pelo mundo. Agradecemos porque fomos alvos da semeadura, a mensagem de Paz. Motiva-nos a levar o teu Evangelho a outras pessoas, para que a tua semente atinja outros corações. Amém...

Versículo do dia

E disse: Não temas, homem muito amado, paz seja contigo; anima-te, sim, anima-te. E, falando ele comigo, fiquei fortalecido, e disse: Fala, meu senhor, porque me fortaleceste. Daniel 10:19
Os meus lábios exultarão quando eu te cantar, assim como a minha alma, que tu remiste. Salmos 71:23
Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo. Mateus 13:44

quarta-feira, 16 de julho de 2008

A VERDADEIRA FAMÍLIA DA FÉ


Chegaram, então, seus irmãos e sua mãe; e, estando fora, mandaram-no chamar. (V.35) Marcos 3.31-35

Qual é a coisa mais importante na sua vida? É muito comum, as pessoas colocarem a família como o valor mais importante. Certamente, os laços familiares são de grande valor, também para Deus, pos a família é uma instituição divina.

Mas, o que Jesus tem a dizer a respeito desse assunto? Quando algumas pessoas avisaram que sua mãe e seus irmãos o estavam procurando, ele teve uma atitude muito estranha. Disse que seu irmão, sua irmã e sua mãe eram aqueles que faziam a vontade de Deus.

Jesus estava falando num sentido espiritual. Não estava, sob hipótese alguma, querendo desvalorizar sua família física. Ele queria mostrar com a sua reação que o relacionamento espiritual com ele é, ainda, mais importante. Na verdade, o vínculo com ele é a coisa mais preciosa que existe na vida.

Faz parte da família de Jesus todo aquele que cumpre a vontade de Deus, ou seja, os cristãos. Mas, nenhum esforço nosso grarante a entrada nessa relação. Quem nos garante o acesso a ela é o próprio Filho de Deus, pois, por seu intermédio, por sua morte e ressurreição, fomos libertados dos nossos pecados e recebemos nova vida pela fé. Esta, concedida pelo Senhor, leva-nos a seguir o que Deus deseja, e nos mantém na família cristã.

Pela sua Palavra, Deus continua convidando as pessoas, para que essa família cresça cada vez mais. O Senhor também une os cristãos como verdadeiros irmãos na fé e motiva-os a testemunhá-lo por causa do amor de Cristo.

Oremos:
Senhor Deus e Pai da família cristã! Agradecemos por fazermos parte da tua família, graças ao que Cristo fez por nós, na cruz. Dá-nos a alegria de testemunharmos a respeito da tua salvação, para que outras pessoas também possam entrar nesta relação familiar. Amém...

Versículo do dia

O SENHOR é bom, ele serve de fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele. Naum 1:7
Alongaste de mim os meus conhecidos, puseste-me em extrema abominação para com eles. Estou fechado, e não posso sair.A minha vista desmaia por causa da aflição. SENHOR, tenho clamado a ti todo o dia, tenho estendido para ti as minhas mãos. Salmos 88:8,9

Por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual já antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho, Colossenses 1:5

terça-feira, 15 de julho de 2008

BLASFÊMIAS CONTRA O ESPÍRITO SANTO


Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo. (v.29) Marcos 3.20-30

O Espírito Santo "ilumina, santifica e conserva a cristandade na verdadeira e única fé". Por isso. proferir blasfêmias contra ele insulta o sagrado, isto é, Deus e sua obra. Insulto e amor não combinam, são contraditórios. Salvação Cura e reintegra a pessoa na família do Pai; transforma e capacita para servir a Deus e ao próximo. Insulto despreza. Afirmar que as blasfêmias contra o Espírito Santo são imperdoáveis é coerente para o Senhor, que ama. O Amor de Deus acolhe, busca e perdoa. Insultar ou amaldiçoar opõe-se ao amor. Amor une, insulto separa. O Evangelho comunica o amor incondicional de Deus, blasfêmia dispensa o sagrado. Por isso, ela não será perdoada.

Não é de estranhar que a mensagem de Jesus cause tanto impacto. Para a sua época, esta firmação era incompreensível. Para nós, hoje, não é muito diferente. desclassificar a ação de Deus é mais Cômodo, por vezes, até mais racional. Classificar o pregador do Evangelho de louco não é novidade. "Pois aquilo que parece ser a loucura de Deus é mais sábio do que a sabedoria humana" (1 Coríntios 1.25). Deus respeita até mesmo quem rejeita o seu amor. Sua vontade, porém, é outra: que todas as pessoas sejam salvas.

Em que pese a gravidade das insinuações sobre Jesus, impressiona como ele tomou tempo para conversar com os que não o entenderam. Suas palavras não foram de revide, antes, de ânimo. A Sua meta é a salvação.

Oremos:
Grato, Senhor, por nos auxiliares e por instruíres na fé. Agradecemos por tua Paciência. Capacita-nos para sermos perserverante na fé, partilhando o amor aprendido com teus filhos e filhas, nossos irmãos e irmãs. Amém...

Versículo do dia

Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito. Gênesis 17:1

E disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer ao Egito, porque eu te farei ali uma grande nação.E descerei contigo ao Egito, e certamente te farei tornar a subir, e José porá a sua mão sobre os teus olhos.Gênesis 46:3,4

Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados,E fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja não se desvie inteiramente, antes seja sarado.Hebreus 12:12,13

segunda-feira, 14 de julho de 2008

* VIVENDO SEM MEDO

Textos: I Jo. 4.18 – Nm. 13.25-32.
irmaoteinho@hotmail.com

OBJETIVO: Mostrar que o amor de Deus, derramado em nossos corações, é a garantia da vitória sobre o medo, tão comum na sociedade moderna.

INTRODUÇÃO: O medo, ou mais precisamente, o pânico é uma das doenças do nosso século. Muitas pessoas, levadas pelo pavor, não conseguem sequer sair de casa, assustadas com o que lhes venha a acontecer, especialmente, em relação à morte. Neste estudo, após definir o que seja medo e mostrar as suas causas e conseqüências, nos voltaremos à cura que a Palavra de Deus nos oferece a fim de que, como o mundo, não sejamos tomados pelo terror o assola.

1. O MEDO, SUAS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS: Na psicologia moderna, o “medo” é um sentimento caracterizado pela inquietação, falta de paz, desespero e insegurança. Tal sensação tem se manifestado de muitas maneiras, por meio de fobias – medos injustificados, e da síndrome do pânico – sensação irracional que pode levar o indivíduo ao isolamento em relação à sociedade. Esse tipo de medo, no entanto, pode ser identificado ainda nos tempos dos salmistas (Sl. 27.1-3; 121), pois aquele tempo, bem como o atual, era marcado pela violência e pelo terror (Sl. 55.4-6). No livro de Gênesis, após o pecado, Adão percebeu sua condição e teve medo: “Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.” (Gn. 3.10). A causa do medo, de acordo com o relato bíblico, é a forma como nos vemos pelos olhos dos outros, é o receio de como Deus nos verá. Por isso, estamos sempre tentando nos cobrir com folhas de figueira, na inútil tentativa de camuflar aquilo que realmente somos. O Deus de Israel já antecipara que caso aquele povo se distanciasse dEle, a conseqüência seria o sentimento de pavor (Lv. 26.36). A causa de todos esses medos modernos continua sendo a mesma, o homem encontra-se distanciado do Deus que o criou (Rm. 3.23).

2. O HOMEM DIANTE DA MORTE: A morte é o maior dos temores do homem dos tempos modernos. Conta-se que Satre, famoso filósofo existencialista, costumava dizer que teria forças para enfrentar a morte nos dias finais. Isso, todavia, não aconteceu, e, seus últimos dias foram de intenso pavor. Ao ser perguntado a respeito da falta da causa de seu pânico em relação à morte, o filósofo respondeu que não tinha esperança, porque essa carecia de um fundamento. Os cristãos, diferentemente dos materialistas e dos existencialistas ateus, sabem que têm uma bendita esperança (I Ts. 4.13-17). Jesus trouxe à luz a imortalidade através do Seu evangelho (II Tm. 1.10). Por isso, quando esse tabernáculo humano se desfizer, receberemos, do Senhor, um corpo incorruptível, não mais sujeito às fragilidades temporais (II Co. 5.1). A meditação nessas verdades reveladas nos traz de volta a confiança, e repentinamente, o medo da morte se esvai, e sobrenaturalmente, podemos vê-la a partir do prisma do Senhor (Sl. 116.15; Ap. 21.4). Percebemos, então, que nada nos separará do amor de Cristo, nem mesmo a morte (Fp. 1.20; Rm. 8.38), e que, ao final, essa será definitivamente tragada pela vitória (I Co. 15.54). O poeta inglês John Donne, após vários anos de meditação sobre a morte, chegou a uma confortadora conclusão. Em versos diz: “Não te orgulhes, ó Morte, embora te hão chamado, poderosa e terrível, porque tal não és, já que quantos tu julgas ter pisado aos pés, não morrem, nem de ti eu posso ser tocado”. Com Donne, concordamos que a morte não pode tocar aquele cuja esperança repousa no Senhor da Vida. Ao ser vencida por Cristo, no ato da ressurreição, a morte perdeu o seu poder. Resta-nos, a partir de então, a agradável surpresa e a convicção de que “as coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam” (II Co. 2.9).

3. FÉ, A VITÓRIA QUE VENCE O MEDO: Após refletir sobre o grande amor de Deus, o salmista afirmou com veemência: “o Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?” (Sl. 27.1), e, mais adiante, “O Senhor está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem” (Sl. 118.6). O principal problema do medo é que ele nos fecha diante dos outros. Ele destrói a razão para a qual fomos criados, para ter relacionamentos, tanto com Deus quanto com o próximo. Quando nos entregamos ao medo, somos impulsionados a fugir de Deus e das pessoas. Tornamos-nos construtores de muros ao invés de edificadores de pontes. Venceremos o medo quando formos capazes de vencer a nós mesmos. A principal ameaça para nós é o nosso próprio egoísmo. Na passagem bíblica de I Jo. 4.18, o apóstolo Amado, aquele que esteve por longo tempo preso na ilha de Patmos, nos mostra a saída para o medo, diz ele: “No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor”. Em relação a Deus, é necessário, primeiramente, ter a convicção do seu imenso amor em Cristo, o qual morreu e ressuscitou para que tivéssemos vida e não mais temêssemos. O ser humano não precisa mais se esconder nas “folhas de figueira” dos paliativos humanos, em Cristo, o temor foi substituído pelo amor.

CONCLUSÃO: Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Em relação aos outros, devemos tomar a decisão de pôr o amor acima de qualquer pavor. Esse é o caminho para nos abrirmos aos relacionamentos. Se tivermos que ter medo de alguma coisa, deve ser o medo de não amar, pois se não amarmos, verdadeiramente, não conseguiremos viver, já que não há vida sem amor. Jamais devemos esquecer de que Deus é amor (I Jo. 4.8), e, nEle e com Ele, não temos o que temer, pois, definitivamente, nada nos separará do amor de Deus em Cristo Jesus (Rm. 8.35-39). Não esqueçamos que o Senhor é o nosso Pastor, portanto, ainda que passemos pelo vale da sombra da morte, não temeremos (Sl. 23.4). PENSE NISSO!

CHAMADOS PARA PROCLAMAR O EVANGELHO


E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar (V. 14). Marcos 3.7-19

Anunciar o Evangelho implica divulgar a obra de salvação de Jesus, qual seja: Deus ama os seus. Quem comunica ameaça, distancia-se da tarefa de anunciar o amor de Deus. É preciso concientizar-se de é impossivel usar "os cães do inferno para 'encurralar' as pessoas no céu". Evangelho de ameaça é uma contradição. O Senhor oferece o reencontro com Deus e não faz disso uma exigência. A liberdade de escolha é das pessoas. O Mestre também não impõe condições de melhorias, para, então, ser agraciados pelo Pai. O surpreendente no anúncio do Evangelho é que não há contrapartida, porque é o próprio Evangelho que transforma as pessoas; é "o Espírito Santo que ilumina, santifa e conserva a cristandade na verdadeira e única fé". Ninguém pode ser atrelado a condições ou instituições que asseguram a salvação. Jesus foi, é e será o centro e o caminho da fé.

Vivemos rodeados de ofertas de salvação e de cura. O texto bíblico de hoje mostra que pessoas seguem Jesus por causa das curas. Porém, ao convocar seus discípulos, o Mestre deixa claro que eles são enviados para proclamar o Evangelho e recebem autoridade para expelir demônios. Apóstolos não tem autoridade de expelir demônios se a recebem do próprio Senhor da Igreja. É importante descobrir que Deus oferece salvação e isso é mais do que cura. Ninguém pode deixar de se alegrar com curas, mas ser salvo é infinitamente mais do que isso.

Oremos:
Obrigado, Senhor, pelo evangelho que nos ofereces de graça. Nele, descobrimos o teu amor incondicional pelas pessoas. Guarda-nos na certeza de somos amados por ti, hoje e sempre. Amém...

Versículo do dia

E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.
Mateus 19:26

E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.E serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei. Jeremias 29:13,14

Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós; Atos dos Apóstolos 17:27

domingo, 13 de julho de 2008

O ESPÍRITO SANTO PEDE NÓS


E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.(V.26) Romanos 8.26-27

"Pois não sabeos como devemos orar" são palavras que nos assustam. Mas ainda, sozinhas, elas nos levam a perguntar: "Sendo assim, vale a pena orar"? Felizmente, ele não estão sozinhas, mas vêm acompanhadas de uma mensagem de extraordinário conforto, capaz de encher nosso coração de paz e esperança. Por causa de nossa fraqueza, diz Paulo, estamos sujeitos a muitas deficiências no nossos relacionamento com Deus, sendo uma delas o fato de não sabermos como devemos orar. Deus, porém, não nos deixa abandonados nem no prejuízo. Pelo contrário, socorre-nos. E que socorro!

"O Espírito de Deus vem nos ajudar na fraqueza..."(V.26). O amor de Deus é mesmo impressionante! Além de nos presentear com a salvação por Jesus, continua fazendo, por nós, aquilo que não sabemos fazer. Pense bem: o Espírito Santo pede em seu favor, a fim de que você receba de Deus as maravilhosas bençãos que o Senhor tem para seus filhos e filhas! Dentro do mistério da Santíssima Trindade acontece algo em nosso favor, porque o Pai deseja o nosso bem.

Mesmo em fraqueza, continuaremos orando, pois temos a ordem de Deus para tanto e a promessa de que ele nos ouve. Estamos ainda mais motivados a orar, pois sabemos que Deus tem tanta vontade de nos atender que, na pessoa do seu Espírito, faz perfeitamente, em nosso lugar, aquilo que fazemos muito imperfeitamente.

Oremos:
Senhor Deus, tu és tão bondoso, e nós recebemos tanto amor de ti, que só nos resta dizer: "Grato sou por tanto amor, meu querido Senhor". Que o teu Espírito permaneça intercedendo por nós! Por Cristo, o Salvador. Amém ...

Versículo do dia

Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Romanos 8:1

O SENHOR desnudou o seu santo braço perante os olhos de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus. Isaías 52:10

Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Efésios 5:14

sábado, 12 de julho de 2008

SINAL VERDE PARA AVANÇAR


Quando, pois, a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, então os filhos de Israel caminhavam em todas as suas jornadas. Se a nuvem, porém, não se levantava, não caminhavam, até ao dia em que ela se levantasse. (VV. 36, 37) Êxodo 40. 34-38

Assim como os carros parados diante de um semáforo só vão adiante quando autorizados pela luz verde, na viagem pelo deserto, rumo à terra prometida, o povo de Israel só avançava quando a nuvem se levantava em cima da tenda da presença de Deus. Era o "sinal verde" para ir em frente. Garantia-lhes a continuação da viagem sob a proteção graciosa e poderosa so Senhor. Deus amava o seu povo. Por isso, deu um sinal claro para que alcançasse êxito na viagem, chegado à terra prometida.

Deus continua amando o seu povo. Você e eu fazemos parte dele. Fomos incluídos nele por meio da fé em Jesus. Como Israel, também estamos em viagem rumo à terra prometida, o céu. Não sabemos por quanto tempo ainda viajaremos. Não importa! A Viagem sempre estará ameaçada por sérios perigos. Que sinal temos nós, que autorize avançar ou não na nossa jornada?

Os Israelitas iam em frente somente quando Deus autorizava através daquele sinal, a nuvem. Obedientes, confiavam na ordem do Senhor. Nosso sinal é a Palavra de Deus. Não há outro. Somente ela autoriza ações seguras debaixo da aprovação e da benção do Pai celeste. Confie nela. Não existe caminho melhor do que aquele que é sinalizado pela Palavra do Senhor. Afinal, para ser nosso Senhor, ele veio ao mundo, e isso basta para manter a nossa confiança.

Oremos:
Gracioso Senhor, dá-nos confiança permanente na tua Palavra, para que nossa vida seja conduzida pelo único que pode conduzi-la bem, que és tu, querido Senhor. Em nome de Jesus, o Salvador, nós o pedimos. Amém ...

Versículo do dia

Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. Salmos 119:11

Justo serias, ó SENHOR, ainda que eu entrasse contigo num pleito; contudo falarei contigo dos teus juízos. Por que prospera o caminho dos ímpios, e vivem em paz todos os que procedem aleivosamente? Jeremias 12:1

Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? Romanos 9:21

sexta-feira, 11 de julho de 2008

IMPORTÂNCIA DO TABERNÁCULO


E Moisés fez conforme a tudo o que o SENHOR lhe ordenou, assim o fez.(v.16) Êxodo 40.1-17

Entre as obras maravilhosas do povo de Israel está uma tenda móvel, erquida no deserto, que foi chamada de tabernáculo. Deus passou instruções exatas a Moisés de como deveria ser construída. O homem de Deus recebeu ordens de ater-se à planta. Tinha que cumprir exatamente o que o Senhor havia determinado. Não havia nada na planta do tabernáculo que não fosse essencial.

A tenda era o centro da adoração para as doze tribos de Israel, enquanto elas estavam vagando pelo deserto, após a saída do Egito. Era um lugar de adoração, onde o povo reverenciava o seu Deus e lhe prestava homenagem. Era um lugar de comunhão, assim como são nossos templos e centros comunitários, nos dias de hoje. São espaços onde os membros da Igreja se encontram regularmente para ouvir a Palavra de Deus, cantar e orar.

O Tabernáculo era muito importante para o povo de Israel. Templos também são importantes para congregar as comunidades cristãs, hoje dia. Não precisam ser colossais nem luxuosos, tampouco virar obsessão de uma comunidade. Até mesmo um modesto centro comunitário pode servir como casa de oração. Em nossos dias, mais do que nunca, precisamos de lugares e oportunidades de verdadeiro encontro com Deus e com irmãos e irmã na fé.

O templo tem uma função no meio do povo de Deus. É lembrança contínua da soberania e glória do Senhor. Também é lembrança de sua presença para amparar e consolar. Igualmente, é lembrança das promessas sobre o futuro.

Oremos:
Senhor, precisamos de locais e oportunidades para o verdadeiro encontro contigo e com irmãos e irmãs. Mas, ensina-nos que não podemos confinar a tua presença a um espaço físico. Ajuda-nos para que consigamos ligar o que se faz dentro e fora das quatro paredes da igreja. Amém...

Versículo do dia


E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista. Marcos 10:51

SENHOR, guia-me na tua justiça, por causa dos meus inimigos; endireita diante de mim o teu caminho.Salmos 5:8

E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.João 10:4

quarta-feira, 9 de julho de 2008

O BRILHO NA FACE


Assim, pois, viam os filhos de Israel o rosto de Moisés, e que resplandecia a pele do seu rosto; e tornava Moisés a pôr o véu sobre o seu rosto, até entrar para falar com ele. (V.35) Êxodo 34.29-35

Hoje o jornal não interessante. Não tem nada na página policial. Esta foi a observação surpreendente de uma pessoa que transpira negativismo. Há muitas outras como ela. Coisas ruins chamam muito mais atenção. É comum olharmos para as coisas negativas e frustações da vida. O negativismo acompanha o ser humano desde sempre.

No passado, o povo de Israel já acumulava grandes frustações, após a saída do Egito. Vagou longos anos pelo deserto. Estava desorganizado e frustado. Precisava de uma lei que lhe proporcionasse identidade e direção. Essa lei saiu num encontro reservado de Javé com Moisés, no monte Sinai. Quando Moisés desceu da montanha, foi possível ver um brilho em sua face. Era a garantia de que o Senhor estava ao lado do povo. Esse brilho representava uma bênção de Deus, no meio do deserto.

É difícil levantar a cabeça e celebrar as alegrias que Deus nos proporciona nas pequenas realizações. É comum ficarmos esperando grandes acontecimentos. Passamos boa parte da vida esperando esses momentos. Precisamos "limpar" nossos óculos da fé, para percebermos o brilho de Deus nos diferentes momentos da vida. São realizações pessoais, pequenas vitórias de familiares e amigos... A lista pode ser grande.

Enfim, precisamos liberta-nos do negativismo que atrapalha nossas vidas. Não devemos esperar grandes acontecimentos, mas celebrar as pequenas coisas nas quais Deus tem manifestado o brilho de sua face.

Oremos:
Senhor, infelizmente, muitos de nós acostumaram-se ao negativismo. Tudo que é ruim chama muito mais a nossa atenção. Faze com que levantemos nossas cabeças e celebremos as alegrias que tu nos proporcionas, também nas pequenas realizações. Amém...

Versículo do dia

Eu, o Senhor, esquadrinho a mente, eu provo o coração; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações. Jeremias 17:10
Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é o teu povo. Êxodo 33:13

Console os vossos corações, e vos confirme em toda a boa palavra e obra. 2 Tessalonicenses 2:17

terça-feira, 8 de julho de 2008

VENCENDO A ANSIEDADE


Textos: I Pe. 5.7 – Mt. 6.25-30, 33,34

OBJETIVO: Refletir a respeito dos efeitos danosos da ansiedade, bem como buscar o remédio bíblico para evitar que ela domine o viver cristão.

INTRODUÇÃO: Neste estudo, meditaremos a respeito de uma das principais doenças do século atual, a ansiedade. Veremos, inicialmente, que a causa de ansiedade é o sentimento constante de insatisfação. Em seguida, mostraremos que a ansiedade traz sérias conseqüências ao viver cristão. E, por fim, aprenderemos a encontrar plena satisfação em Deus, o antídoto contra a doença da ansiedade.
1. ANSIEDADE, QUANDO NADA SATISFAZ: A raiz da ansiedade é a insatisfação contínua do ser humano. Desde a sua queda, o homem e a mulher perderam a fonte da completude que se encontrava em Deus. A partir de então, a existência costuma ser uma busca desenfreada a fim de preencher uma lacuna angustiante que somente pode ser completada pelo Criador. A causa central da ansiedade, nessa perspectiva, se encontra na ausência de fé (Mt. 6.30-34). E essa, por sua vez, está associada a uma cosmovisão, isto é, a uma vida pautada na tentativa de alcançar a felicidade através dos bens materiais. Somos ensinados a nos sentirmos seguros através dos bons empregos, do acúmulo das riquezas, dos prazeres carnais, e quem sabe, no acréscimo dos anos de vida por meio das técnicas científicas. Mas todos esses paliativos não nos garantem a satisfação plena, e, como Saul (I Sm. 18.7-16), nos perturbamos com muitos cuidados, especialmente em relação ao sucesso dos outros. Essa sensação é testemunhada numa música secular, dos Rolling Stones, por meio da qual, dizem que não conseguem obter satisfação plena: “I can’t get no satisfation”. A esse respeito, são apropriadas as palavras de Salomão, ao afirmar que, nessa ânsia desenfreada por satisfação sem Deus, “nem os seus olhos se fartam de riquezas” (Ec. 4.8).

2. CONSEQUÊNCIAS DA ANSIEDADE: É muito comum, nos dias atuais, ouvir a lamentação de pessoas em relação ao estresse. Há, inclusive, quem considere ser essa uma situação normal. Os cursos de motivação oferecidos a preços nada modestos estimulam “os primeiros depois delas mesmas”. Não há lugar para os últimos, contrariando o ensinamento de Jesus (Mt. 19.30; 20.16). O espírito de competição é insuflado, todo mundo com medo de perder o seu lugar, e muitos outros, lutando para derrubar uns aos outros, tentando se manter ou obter mais poder, em muitos casos, sem atentar para a ética. Tanto dentro quanto fora da igreja, os cargos são vistos não em sua funcionalidade, para a edificação do Corpo de Cristo (Ef. 4.11,12), mas como se estivéssemos numa hierarquia militar. É como se vivêssemos numa selva de pedra, a seleção natural das espécies de Darwin domina o os relacionamentos. Como conseqüência, fica a frustração, por não ter um emprego melhor do que um outro almejado, uma casa luxuosa como aquela do seu vizinho ou um carro do ano repleto acessos desnecessários. Outro mal é o desânimo, o complexo de inferioridade, que arrasta o ser humano para uma perda total da identidade para a qual fora criado.

3. A PLENA SATISFAÇÃO EM DEUS: Nada há de errado em buscar melhores condições de vida, reconhecendo, como cristãos, que tudo procede de Deus, e por isso, sendo a Ele gratos (I Tm. 4.4; 6.17). Mas a meta do cristão não pode ser o acúmulo descontrolado de riquezas, antes ter, com critério, o suprimento das necessidades familiares e também para ajudar os mais necessitados (I Ts. 1.11; Ef. 4.28). Para não entrarmos pelo caminho da ansiedade, o segredo é seguir o exemplo e a instrução da simplicidade experimentada por Paulo: “Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” (Fp. 4.11-13) “Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes” (I Tm. 1.8).

CONCLUSÃO: A solução contra os males da ansiedade, portanto, é a plena satisfação e contentamento em Deus, e, nesse contexto, podemos, como diz o texto áureo desta lição, lançar sobre ele toda a nossa ansiedade, porque ele tem cuidado de nós (I Pe. 5.7). Há uma tradução do versículo 1, do Salmo 23, bem mais equivalente com o texto hebraico, que reforça esse ensinamento bíblico. Diz assim: “O Senhor é o meu Pastor e de nada tenho falta”. Que essa palavra se aplique às nossas vidas, e só assim, venceremos a doença danosa da ansiedade. PENSE NISSO!

PRECISAMOS DE DEUS, O SENHOR DO UNIVERSO!


Não te farás deuses de fundição. (V.17) Êxodo 34.17-28

Precisamos de Deus? Ao longo da história, houve inúmeras tentativas de substituir Deus por deuses. O homem tentou colocar-se no lugar dele. Bem disse Sartre: "O homem é o ser planeja ser Deus".

O texto bíblico sugerido para hoje lembra que não precisamos de deuses. Precisamo de Deus. Mas, de que Deus? Precisamos do Senhor do Universo, que enviou o seu Filho Jesus Cristo, abrindo uma brecha decisiva na história humana. A visão do Deus verdadeiro tornou-se decisiva das muitas imagens, antigas e atuais, que se fazem dele. Não só das imagem feitas de metal fundido, mas, também, das quais sutis e traçoeiras, como a sua subtituição por máquinas, técnicas e ciências, que prometem responder todas as perguntas e dar sentido e rumo para a vida humana. Quando isso acontece, a vida se reduz, exclusivamente, à busca de meios para viver. Os desuses da vida moderna aprisionam milhões de pessoas e as impedem de olhar para além das ciências, da técnica e das máquinas. Quando transformada na única linguagem para conhecer o mundo, a ciência pode cegar e, eventualmente, "emburrecer" nossa visão do mundo e da vida. O Deus verdadeiro aproxima-se de nós no seu Filho, Jesus, e nós nos aproximamos dele no Espírito. Somente nele estabelecem-se a razão e o sentido da vida humana. Não caiamos na tentação de adorar outros deuses! Com ele, temos tudo; sem ele, nada. Precisamos de Deus para não perdemos o sentido da existência. Precisamos dele! Ponto!

Oremos:
Querido Pai do céu! Permite que os teus mandamentos sejam sinais inconfundíveis do teu amor e da tua misericórdia por toda a humanidade. Afasta-nos da tentação de adorar outros deuses, pois queremos amar-te acima de todas as coisas. Amém.

Versículo do dia

Saberás, pois, que o SENHOR teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos. Deuteronômio 7:9

Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é. Deuteronômio 32:4

O caminho de Deus é perfeito, e a palavra do SENHOR refinada; e é o escudo de todos os que nele confiam. 2 Samuel 22:31

E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o SENHOR, disse isto, e o fiz, diz o SENHOR. Ezequiel 37:14

Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos. Colossenses 2:12

segunda-feira, 7 de julho de 2008

DE ETERNIDADE A ETERNIDADE, TU ÉS DEUS!


E tomou Moisés a tenda, e a estendeu para si fora do arraial, desviada longe do arraial, e chamou-lhe a tenda da congregação. E aconteceu que todo aquele que buscava o SENHOR saía à tenda da congregação, que estava fora do arraial. (V. 7) Êxodo 33.1-23
Não faz muito tempo que um cientista prognosticou: "Daqui a alguns anos, quando o ser humano avançar tecnologicamente, não mais se ouvirá falar de Deus".

De fato, o mundo progrediu muito nessas décadas. As novidades que, no passado, levavam anos para serem apresentadas ao grande público, hoje, se sucedem em questão de meses.

Pensemos, por exemplo, na área da informática. De dez anos para cá, este setor cresceu assombrosamente. Hoje, é possível comprar um computador de última geração, que cabe na palma da mão. A máquina mais moderna, adquirida hoje, em poucos meses, está ultrapassada. Isso, sem falar nos recursos disponibilizados ao usuário. É fantástico!

Mas, voltemos à afirmação do cientista... Pelo que se percebe no mundo inteiro, mesmo com todos os avanços, as pessoas ainda continuam buscando a Deus. Eles não foram capazes de silenciar o anseio pelo Senhor. Ainda persiste o desejo íntimo pela presença consoladora do Criador na vida das pessoas, da sua benção, tal como no tempo de Moisés.

À medida em que caminhamos, também nós podemos contar com a presença de Deus. Sua promessa de amor e de cuidado tem acompanhado a humanidade de geração em geração. Em Jesus Cristo, Deus construiu definitivamente sua tenda entre nós e mora conosco. Podemos encontrá-lo na sua palavra e nos sacramentos. Essa realidade foi reafirmada pelo próprio Cristo, quando disse: "Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos" (Mateus 28.20).

Oremos:
Senhor, "em tua paz abriga meu coração; conforta-o na tristeza, na solidão! Entrego a minha vida a ti, Senhor. Tu és minha esperança, meu redentor". Amém.

Versículo do dia

Eis aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios. Isaías 42.1

Eis que os caminhos do homem estão perante os olhos do SENHOR, e ele pesa todas as suas veredas. Provérbios 5:21

¶ Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Romanos 12:1

domingo, 6 de julho de 2008

A PALAVRA DE DEUS É COMO UMA SEMENTE


E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta. (V.8) Mateus 13.1-9

Jesus vale-se de um exemplo cotidiano para transmitir a mensagem do amor de Deus. Na palestina, falar de semente, de terra, de agricultura, de colheita perdida e safra abundante fazia parte da conversa do dia-a-dia. Para sobreviver, dependia-se de boas colheitas. Como bom observador, Jesus descreve o que acontece com as sementes lançadas à terra. Nem todas logram alcançar o objetivo do agricultor, ou seja, um aproveitamento de cem por cento. Apenas um terço do que foi semeado trouxe bons resultados. somente "as sementes caíram em terra boa produziram na base de cem, de sessenta e de trinta grãos por um".

Assim acontece com a Palavra de Deus. Antes de mais nada, para que traga frutos, ela precisa ser lançada à terra, ser anunciada às pessoas. E, mesmo assim, por mais que o "semeador" se esforce, ela nem sempre traz os resultados almejados. Maior ou menor sucesso da pregação do Evangelho não depende de quem o anuncia, mas, da ação do Espírito Santo de Deus. Ao pregador compete pregar. Quem dá o crescimento é o Senhor da seara. A Palavra, de aparência frágil, com a ajuda de Deus, tem o poder de transformar vidas, não por meio da força, mas pelo amor. Não pela coação, mas pela misericóridia.

Peçamos a Deus que a sua Palavra nunca falte em nossas vidas, nem no mundo. Que ela nos capacite para o fiel testemunho do Evangelho e para uma vivência em que o amor se multiplica mundo afora.

Oremos:
Senhor, "tu nos dás a palavra e teu exemplo bom, também nos abre o ouvido e o coração! Senhor, nós te pedimos: vem nos iluminar e sempre em teus caminhos nos fazer andar!". Amém.

Versículo do dia

Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade. Provérbios 5:18

O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de corda). Habacuque 3:19

Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte. 2 Coríntios 12:10