quarta-feira, 30 de abril de 2008

A Vontade de Deus para o homem


Se eu perguntasse agora quem quer fazer a vontade de Deus, estou certo de que todos levantariam a mão e diriam que sim. Mas o que estamos fazendo para que a vontade de Deus se realize em nossa vida e externemos em nosso proceder, como cristãos, essa realidade?
A vontade de Deus é única para todo ser humano. Mas por vezes o homem costuma condicionar a vontade de Deus à sua própria vontade.
Vamos conhecer agora alguns fatores que revelam a vontade de Deus para a nossa vida:
SALVAR
: Leiamos agora o que diz João 6:39 e 40: "E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia. De fato a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o filho e nEle crer, tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia".
Podemos notar que para a vontade chegar ao alvo da busca, não depende unicamente da vontade. Há condições para a vontade se concretizar na busca do que queremos . Observe que Jesus mencionou: "Todo homem que vir o filho e nele crer tenha a vida eterna".
A condição para isso não é simplesmente a vontade: é crer no filho de Deus. A vontade é o passo principal para se iniciar uma caminhada, uma busca. É preciso que o homem creia na salvação. E a vontade de Deus é que o homem creia e seja salvo. E foi Deus mesmo quem elaborou todo o plano para que o homem cresse em seu filho.
"Um certo jovem, desesperado, subiu a um edifício para acabar com sua própria vida. Achava que a doença que adquiriu por causa de sua vida promíscua, o levaria a morte, e queria tentar aliviar seu sofrimento. Em profunda depressão, estava à beira do pára-peito do edifício decidido a pular. Um homem ao ver aquele jovem tentando o suicídio, subiu ao prédio e tentou acalmar o rapaz, conversando e chegando mais perto. O homem se aproximou mais, tentando agarrar o jovem, que o empurrou para trás, e pulou para a morte, apesar da tentativa daquele bom homem que queria ajudar a salvar uma vida, mas em vão". Em seu depoimento emocionado, o homem disse: "Eu tinha vontade de salvar aquele rapaz, mas ele não quis me ouvir".
A humanidade está à beira de um precipício. Um precipício de pecado e de morte, de dores e lágrimas. Mas a voz de Deus alerta a todo instante do grande perigo à nossa frente. A vontade de Deus é nos livrar deste abismo. Mas para isso precisamos ouvir a sua voz, e aceitar a salvação que há em Cristo Jesus.
DEIXEMOS O PECADO - Ouça o conselho de Jesus:
" Filhinhos, não pequeis. Mas se pecardes tendes um advogado junto ao pai, intercedendo por vós".
A vocativa que Jesus faz neste verso é": "Não Pequeis". Mas será possível não pecar? Como viver sem pecar neste mundo?
Dá para acreditar que por nossos próprios esforços, condicionados às nossas teorias e cerimônias superficiais sem a atuação do Espírito Santo, esse trabalho na luta contra o mal seja difícil. Na verdade, como seres tendentes ao pecado por vezes cedemos às tentações. Mas na vocativa de Jesus há uma atenuante que revela o seu grande desejo de salvar: "Mas se pecardes, tendes um advogado intercedendo por vós". Esta é a grande justiça de Deus para o homem, pois reconhecendo a fraqueza humana, manifesta-se não para condená-lo por um erro cometido, mas para dar ao homem a chance de abandonar o pecado e as paixões mundanas. Existe em nossa vida alguma tentação que pode nos fazer cair? O que podemos fazer para resisti-la?
Seria as disputas do dia a dia, que tem nos afastado de Deus?
Seria o orgulho e vaidade por atuarmos em posições privilegiadas na sociedade e em nossas relações interpessoais, a ponto de nos sentirmos superiores aos demais? Seria o desejo ardente de chamarmos atenção para nós mesmos, almejando cortejo, honras e bajulações?
Todos esses sentimentos do interior do nosso ser, faz com que tomemos à frente das coisas, impedindo que o Espírito Santo atue em nós. Isso também é pecado. Pode não ser aquele pecado que se estampa nas manchetes das revistas ou nos comentários das esquinas, mas é algo estritamente espiritual que somente nós mesmos e Deus somos capazes de conhecê-los. Mas por vezes essas pequenas atitudes não são vistas como pecado por nossas conveniências. É como honrar à Deus com os lábios, e o coração estar longe dEle. É como cumprimentar um irmão somente por educação, mas no fundo são mantidas rixas, rivalidades e hostilidades por atitudes indiretas. Mas "Deus conhece os corações"
Fica agora a pergunta: Como, então, deixar o pecado e como alcançar o perdão?
A Bíblia diz: "Se confessarmos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para perdoar-nos e purificar-nos de toda a injustiça".
É uma alegria imensa sabermos que Deus se preocupa com cada um de nós, e sua vontade é a de que venhamos ouvir sua voz, e que tenhamos um espírito abnegado à sua obra para desenvolvermos o desejo maior que Deus tem: De atendermos ao seu querer. É preciso que nos sujeitemos à Deus resistir ao diabo, para termos vitória. Deus quer o melhor para seus filhos.
Quando a vontade de Deus é atendida por nós, temos sempre bons resultados, enquanto que o desviar os ouvidos à voz de Deus, pode trazer resultados que podem levar à morte.
A vontade de Deus era para que os antediluvianos entrassem na arca, mas eles não deram ouvidos e foram tragados pelas águas do dilúvio. A vontade de Deus era que o Rei Herodes o glorificasse, mas ele não deu importância e foi comido de vermes por causa do orgulho. A vontade de Deus era que Datã e Abirã reconhecessem a autoridade de Deus por meio de Arão e Moisés, mas não aceitaram e foram engolidos pela terra. A vontade de Deus era que Nabucodonozor se arrependesse, mas ele não se humilhou, e ficou louco. A vontade de Deus era que os nossos primeiros pais, no Éden vivessem eternamente, mas eles se deixaram seduzir pela voz do inimigo, e a morte passou a reinar no mundo pela entrada do pecado. Notamos que quando a vontade do homem não leva em consideração a vontade de Deus, há sempre a perda do rumo que provoca transtornos por vezes irreparáveis, como nos exemplos que citamos nesta mensagem. O Homem foi criado para que a vontade de Deus seja realizada em sua vida.
Observe agora grandes exemplos dos que fizeram a vontade de Deus e foram vencedores:
Abrão
saiu de sua terra idólatra, deixando as tradições de seus pais a chamado de Deus, e se transformou em "pai da fé" e sua descendência, segundo a promessa de Deus seria como as estrelas do céu.
Moisés ouviu o chamado de Deus para libertar seu povo da escravidão do Egito, e venceu ao Faraó com todos os seus carros, cavalos e soldados. Davi, mesmo se sentindo pequeno e fraco, ouviu a voz de Deus e derrotou o gigante Golias. Naamã, mesmo relutante em princípio, acabou dando ouvidos à Deus por meio do profeta Elizeu, mergulhando no Rio Jordão, ficando limpo da lepra que destruía sua carne.
Zaqueu, um desonesto cobrador de impostos, deu ouvidos à voz de Deus, e devolveu tudo o que havia defraudado aos contribuintes. Não houve na história nenhum homem que tenha feito a vontade de Deus e vivido infeliz ou descontente com a vida. Pelo contrário, alguns estavam até mesmo dispostos a morrer em defesa da fé que abraçaram por amor a Jesus. E nós? Estaríamos dispostos a fazer a vontade de Deus mesmo debaixo das ameaças deste mundo? Estaríamos dispostos a fazer a vontade de Deus, mesmo se tivermos que enfrentar dificuldades, como enfrentaram os fiéis do passado?
Fazer a vontade de Deus, é algo natural em todo aquele que se entrega a Jesus completamente. Fazer ou não a vontade de Deus, será decisivo na hora da separação dos fiéis e dos infiéis.
Ouça agora o que diz Jesus: "Nem todo o que diz: Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas somente aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus". Notamos claramente que só fará parte no Reino dos céus, aquele que aqui viver em conformidade com a vontade de Deus. Fazer a vontade de Deus não é somente professar a fé, mas viver a fé.
Há um grande chamamento de Deus para os nossos últimos dias, e este chamamento ecoa desde os tempos de João Batista: "arrependei-vos". Que a cada dia possamos nos despojar do velho homem, e nos revestir de Deus para que possamos dizer como disse o apóstolo Paulo: "Não sou mais eu quem vive, mas Cristo vive em mim". Se Cristo vive em nós, certamente estaremos dispostos a fazer a vontade dEle, e como servos, nos entregarmos ao seu querer, sabendo que Deus sempre quer o melhor para os seus filhos, e jamais seremos provados, além do que podemos suportar. Fazer a vontade de Deus gera satisfação plena, não uma carga insuportável que temos a carregar a ponto de cairmos. Neste mundo de pecado e tribulações, Deus ainda mantém o seu povo de pé, ajuda-o a suportar as crises, os conflitos e a vencer o mal, porque essa é a vontade dEle. E que a nossa vontade possa se unir à vontade de Deus para continuarmos essa trajetória rumo ao céu. É um caminho árduo e espinhoso, mas é Deus quem nos sustenta, porque esta é a vontade dEle. E que a nossa vontade seja de vencer este caminho, seguro nas mãos de Deus, que nunca despreza os seus fiéis.
Você deseja hoje fazer a vontade de Deus? Que Deus desperte no seu coração o desejo de servir a Ele e a ser fiel até o fim. A vontade de Deus é que você viva para sempre com Ele, e desfrute o prazer de viver uma vida sem fim, sem sofrimentos, sem dores e pecado.
Façamos juntos está oração:
Senhor,
Eu sei o quanto é difícil ser fiel em meio a tantas dificuldades,
Mas sei que também tu o sabes e compreendes minha fraqueza.
Sei também que foi para me ajudar a vencer o pecado e a ser fiel a ti, que enviastes o teu filho para morrer por mim. Coloque o desejo no meu coração de fazer a tua vontade, Senhor, e não permita que eu caia, mas que tua forte mão venha me guiar neste caminho e que enfim eu possa encontrar-me com o teu filho quando Ele voltar.
Eu te peço agora, em nome de Jesus,
Amém.

Versículos do dia

e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar.
Pois agora escolhi e consagrei esta casa, para que nela esteja o meu nome para sempre; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração perpetuamente. 2 Crônicas 7. 14-16

NÃO a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade. Salmos 115:1

Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Mateus 6:9

terça-feira, 29 de abril de 2008

A Recompensa de Deus...


Ester 2:7 - Este criara a Hadassa (que é Ester, filha de seu tio), porque não tinha pai nem mãe; e era jovem bela de presença e formosa; e, morrendo seu pai e sua mãe, Mardoqueu a tomara por sua filha.

Um ponto bastante saliente do livro de Ester é o relacionamento entre Mardoqueu e a sua prima Hadassa (que veio a se chamar Ester). Conforme está registrado nos versículos 5 e 6, Mardoqueu a tomou por filha, uma vez que já não tinha nem pai e nem mãe.

Nessa belíssima amizade e observei o quanto a sabedoria de Deus é revelada nessa história. Como um sábio roteirista, o Senhor escreveu suas histórias, visando o bem comum de salvar seu povo da destruição!

Alguns pontos de reflexão:

Primeiramente, veja que a ajuda que Mardoqueu ofereceu é destacada! Seria normal um tio ou avô assumir a responsabilidade pela jovem, não um primo! Você pode ser desafiado por Deus a cuidar de pessoas ou sustentar situações dentro do seu perímetro de relacionamentos que, teoricamente, não caberiam necessariamente a você. E há louvor nisso, tenha certeza!

Outra situação trágica (a ausência dos pais de Hadassa), de algum modo fazia parte de um plano maior e invisível de Deus. Talvez ela não se tornasse rainha se ainda tivesse os pais presentes! Você precisa estar sintonizado com Deus para apoiar pessoas que têm sofrido, fazendo-as enxergar o papel invisível do Pai Celestial. O momento triste e de dor, que está sendo vivido hoje, pode ser o nascituro de algo grandioso reservado por Deus para o seu futuro!

Em terceiro lugar, Deus recompensará você por estar estendendo a mão. Mardoqueu continuou sendo, por muito tempo, um simples servo do rei, enquanto sua prima, a quem ajudou, se tornou a rainha. Quando, porém, foi necessário, Deus recompensou Mardoqueu através da intercessão de Ester, em primeiro lugar salvando todo o povo e em segundo, honrando-o dentro do palácio. Ainda há uma honra reservada para você, seu trabalho não é vão no Senhor!

Oremos:

Senhor Vem me guiar pelos teus caminhos que me leva ao bem ... que tuas veredas da Justiça esta sempre na minha vida... que o teu amor para com o proximo que muitas vezes não é nem o meu dever cuidar dele, esteja sempre em meu coração ... E isso que te peço ... e te agradeço...

Amém...

Faça o bem! Você colherá o bem que semear!

Versículos do dia

corroborados com toda a fortaleza, segundo o poder da sua glória, para toda a perseverança e longanimidade com gozo;
dando graças ao Pai que vos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz,
e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado;
em quem temos a redenção, a saber, a remissão dos pecados. Colossenses 1. 11-14

Pela opressão dos pobres, pelo gemido dos necessitados me levantarei agora, diz o SENHOR; porei a salvo aquele para quem eles assopram. Salmos 12:5

E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Romanos 8:26

segunda-feira, 28 de abril de 2008

´´Porque a misericórdia do Senhor dura para sempre´´

Salmo 136

´´A Bíblia nos diz que nossa vida é como um vapor (Tiago 4:14). Ao pensarmos nisto, devemos pensar também em todas as coisas que Deus já fez para nós. Você já parou para pensar que o simples fato de estar vivo já é uma verdadeira providência divina? O fato de acordar todas as manhãs, de poder tomarmos nossas refeições, de termos saúde para podermos trabalhar, etc., é por que existe um Deus que nos guarda dia a dia? Até mesmo de noite, nas horas de sono, o Senhor não está dormindo, mas nos dando bençãos?
É hora de pararmos de reclamar, de sermos servos e filhos ´´pidões´´ que, ao começar até o terminar das nossas orações, as palavras que mais aparecem são: ´´me dá... me conceda... eu quero... eu preciso...´´ ... como se o Deus que sonda mentes e corações não soubesse das nossas necessidades...(Mateus 6: 25 a 34).
Precisamos fazer a diferença! Precisamos entregar ao Senhor Jesus Cristo nossos cultos racionais, ou seja, cultos de Ações de Graça!, o nosso louvor e nossa adoração, Há quanto tempo estamos sem agradecer ao Senhor pelas bençãos que Ele nos dá? Você já agradeceu por ter despertado nesta manhã? Sabe por que acordamos todas as manhãs?
PORQUE AS MISERICÓRDIAS DO SENHOR DURAM PARA SEMPRE!!!
E estão sempre sendo derramadas sobre as nossas vidas! Graças a Deus por isso! Louvado seja o Nome do Senhor Jesus Cristo que nos dá a Vitória! Faça como o Salmista, no Salmo 150: Louvai ao Senhor!!!

Oremos:
Pai, te agradeço, pelo meu dia, pelo trabalho, pelas pessoas que preparastes para estar ao meu lado, pelo alimento, enfim por tudo, pelo teu amor constante pelas nossas vidas que não falha, e quantas vezes somos falho, mas graças a ti Papai a tua misercórdia dura para todo sempre...

muito obrigado Senhor por tudo ...

Te agradeço Senhor...

por tudo...

Amém...


Deus te Abençoe!!!

Versículos do dia

Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.
Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.
Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros.
Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.
Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.
Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa. João 15.14-20

Mas eu sou pobre e necessitado; contudo o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus. Salmos 40:17

E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança. Mateus 8:26

* A SUBLIMIDADE DO CULTO CRISTÃO


Textos: I Co. 14.26 – Cl. 3.12-17


Objetivo:Mostrar que o culto cristão é sublime, e como tal, precisa traduzir-se em comprometimento espiritual.

INTRODUÇÃO: O culto cristão é sublime, isto é, tem um caráter elevado. A sua nobreza se justifica porque tem como meta central a adoração a Deus. No estudo para a nossa reflexão desta semana, meditaremos a respeito do significado do culto na Bíblia, seus objetivos e encaminharemos algumas disciplinas necessárias para que possamos adorar a Deus em Espírito e em verdade.

1. O CULTO, UMA TENTATIVA DE DEFINIÇÃO: A palavra “culto”, de acordo com o Dicionário eletrônico Aurélio, vem do latim “cultus”, a qual deu origem à palavra “cultura” e ao verbo “cultivar”. Essa, nesse sentido, seria uma prática religiosa, que, no caso específico do cristianismo, estaria alicerçada tanto na revelação quanto na tradição. É digno de destaque que, em inglês, a palavra que os cristãos usam para se referirem ao culto é “service” (serviço), o que aponta para um sentido mais amplo do culto cristão. Cultuar a Deus, nesse sentido, não se reduz apenas a alguns momentos dentro de quatro paredes, trata-se de um estilo de vida. Isso, no entanto, não retira a importância de separarmos alguns momentos para que, reunidos, adoremos a Deus. Nesses encontramos, temos a oportunidade de louvá-LO, expor a Sua palavra, e também, cultivar a unidade entre os irmãos da igreja. Esses são os aspectos básicos e fundamentais do culto, no que tange aos demais, em virtude das múltiplas possibilidades de manifestações congregacionais, fica, de certo modo, difícil defini-lo, principalmente, se considerarmos que existe, em suas realizações, componentes culturais, os quais, precisam ser reconhecidos, e, se estiverem em conformidade com o ensinamento bíblico, respeitados.

2. O CULTO NO ANTIGO E NOVO TESTAMENTO

2.1 - No Antigo Testamento

Na Bíblia, o culto tanto pode ser individual quanto coletivo. No Antigo Testamento, o culto pressupõe relacionamento entre Deus e o Homem, assim, começando com Adão e Eva.
Posteriormente, o culto oferecido a Deus por Caim e Abel, neste caso, observamos que os rituais foram os mesmos, mas só um foi aceito. Destacamos, também, os cultos realizados por Melquizedeque, Noé, Abraão, Jacó e tantos outros. Com o povo de Israel já liberto do Egito, sob a liderança de Moisés, Deus dentre este povo escolhe uma tribo para ministrar de forma exclusiva tudo que envolveria a relação de culto entre os homens e Deus (Nm. 3.6-10). No deserto, o Tabernáculo foi erigido com todos os objetos colocados no seu lugar, a nuvem da glória do Senhor desceu sobre aquela casa e a Sua presença encheu todo aquele ambiente. Este era o selo que tudo foi feito de acordo com as ordens de Deus e que, a partir de então, Ele se manifestaria nesse lugar preparado para sua habitação (Ex. 25.8).

2.2 - No Novo Testamento

No Novo Testamento, vemos que, no primeiro século da era cristã, os participantes da igreja primitiva não conseguiram entender em sua totalidade que todos os rituais e atos no Antigo Testamento eram símbolos para cumprimento em Cristo. Com o decorrer dos dias, vindo o derramamento do Espírito Santo, o crescimento numérico assombroso e a perseguição dos judeus; a igreja começou a se reunir nas casas e ainda constantemente iam ao templo (At. 2.42-47), a base agora era oração, doutrina, comunhão e evangelização (At. 4.23-35). Os apóstolos não estavam preocupados com o estilo de culto, próprio de cada igreja, mas sim com a doutrina e com a permanência do entendimento dos símbolos do Antigo Testamento, com cumprimento total em Cristo, os novos cristãos teriam que compreender a importância dos símbolos, para compreenderem em sua essência o significado do culto. Em I Co. 14.26, Paulo fala sobre a ordem do culto em Cristo. Segundo o Apóstolo do Gentios, a parte humana tem uma participação fundamental na ordem do culto, ou seja, deve-se ter um cuidado enorme para organizar um culto espiritual, mas que tenha uma liturgia definida ou uma ordem de seqüência, sem, contudo, perder a direção do Espírito Santo, que é o Agente principal para levar até Deus o nosso louvor, adoração e oração.

3. O CULTO VERDADEIRAMENTE ESPIRITUAL: O culto cristão tem muitos componentes litúrgicos, cujos valores a eles atribuídos, dependem da tradição eclesiástica. Algumas igrejas supervalorizam em demasia os cânticos, as coreografias, apresentações de peças teatrais, entre outras práticas. Esses elementos têm o seu lugar dentro da liturgia cristã, contudo, não podem ocupar o lugar central que deva ser dado à exposição da Palavra de Deus, afinal, não podemos esquecer que a igreja se reúne, fundamentalmente, em torno da Verdade. Por isso, ao ser perguntado pela Samaritana em qual lugar se deveria adorar a Deus, o Senhor lhe respondeu que o “onde” não é o mais importante, mas “a quem” e “como”. Diante disso, entendemos que um culto genuinamente cristão deve ter como meta central a adoração a Deus (quem), não os que o fazem de qualquer jeito, mas os adoradores buscados por Ele, que se prostram diante do Altíssimo em espírito e em verdade (como) (Jo. 4.24). Isso quer dizer que no culto cristão há espaço para os dons espirituais, mas esses devam ser equilibrados e julgados à luz da verdade bíblica (I Co. 14.29). Em muitas igrejas locais o culto é totalmente voltado aos dons espirituais enquanto que, em outras, esses são reprimidos. O ensinamento de Jesus é o de que o culto a Deus precisa de equilíbrio, de modo que tanto o espírito quanto a verdade sejam balanceados. O problema de Corinto era justamente os excessos, existiam muitas línguas estranhas e profecias, mas pouca doutrina, e certamente, essa era a causa de tantas divisões e carnalidades na igreja (I Co. 3.5-6).

CONCLUSÃO: O culto a Deus verdadeiramente espiritual está fundamentado no fruto do Espírito (Gl. 5.22). Os dons espirituais fazem parte do culto, o mais importante, no entanto, continua sendo o amor (I Co. 13). Os dons servem à edificação do corpo de Cristo, mas não revelam a verdadeira espiritualidade. Os encontros na igreja (Hb. 10.25), para cultuar a Deus, através da pregação, ensino, cânticos, etc. só fazem sentido se, de fato, os cristãos estiverem andando no Espírito (Gl. 5.16), no amor de Cristo (Rm. 12.10), caso contrário, todas as práticas não passarão de exterioridades, produto legalista das obras da carne (Gl. 5.19). PENSE NISSO!

domingo, 27 de abril de 2008

Boas Escolhas


Lucas 10:42 - E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.

A vida é feita de escolhas! Quando você vai a uma loja, escolhe a roupa que melhor lhe veste. Num restaurante, escolhe o prato que melhor lhe apetece. Escolhe o que fazer no final de semana. Diariamente, você será bombardeado por dezenas de opções e terá que ser sábio em sua tomada de decisões. Jesus afirma que Maria escolheu a boa parte. Quantas verdades o Pai Celestial quer nos ensinar através disso!

A primeira verdade é que nenhum tempo diante de Cristo é em vão. è muito ruim ouvir pessoas dizendo que “gastam tempo com Deus”. Misericórdia! Não gastamos tempo com o Senhor, nós “investimos” tempo com Ele. Comunhão não é custo, é investimento! Nem sequer um segundo na presença do Pai Celestial ficará sem galardão!

A segunda verdade é que Maria entendeu que a vida agitada não poderia roubar-lhe a oportunidade de ouvir as palavras de Cristo. Apesar de alguns verem a atitude da mulher como irresponsável, sua ousadia me desafia todas as vezes que leio o texto bíblico. Ela colocou Jesus em primeiro lugar, mesmo diante da pressão social de ser uma boa anfitriã.

A terceira verdade é que Maria, de fato, não perdeu a boa parte. Compare em João 11 a atitude das duas irmãs diante da morte de Lázaro. Marta, apreensiva, forçou a barra para que Jesus fizesse o milagre! Nada conseguiu. Maria simplesmente voltou para os pés de Cristo, seu local de devoção. E viu a manifestação da glória de Deus. Que palavras teria dito Jesus a Maria naquela ocasião? E qual o peso dessas palavras quando, por fim, a dificuldade chegou a sua vida? Não sei. Mas a boa parte permaneceu e o milagre aconteceu! Lázaro, depois de quatro dias morto, voltou a viver!

O Amado lhe diz: “Filho(a), é tempo de escolher a boa parte! O melhor sou Eu quem tenho pra lhe dar. Aprenda a viver comigo e eu te ensinarei o caminho que deverás seguir para triunfar!

Oremos:
O Espírito Santo do Senhor, vem nos ensinar e nos guiar pelas nossas escolhas, que não sejas eu que escolha mas tu Senhor, por que importa que eu diminua e que tu cresças a cada dia mais e mais, que as minhas seja guiadas pelo teu santo Espírito, que a minha vida seja guida pelo teu Santo Espírito Pai, tudo Senhor... toma Prímicia das minhas escolhas pai, e que seja conforme o te coração e não o meu ... porque para mim o viver e Cristo e o morrer é ganho... Glória Jesus...

Aleluias...

Amém... Amém ... Amém...

Deus te abençoe!
Adriana Reis

Versículos do dia

Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Apocalipse 3.20
Tu os levas como uma corrente de água; são como um sono; de manhã são como a erva que cresce. De madrugada floresce e cresce; à tarde corta-se e seca. Salmos 90:5,6
Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. Tiago 4:14,15

sábado, 26 de abril de 2008

Todos nós estamos na mão do Agricultor


"Ele corta”. Jo 15:2

Preste ATENÇÃO: “Todo o ramo que estando n`Ele e não der fruto, Ele corta; e todo o que dá fruto Ele poda, para que dê mais fruto” (adp. Jo 15:2). LEMBRE-SE: Há tempo de plantar e tempo de cortar.
Talvez Deus esteja trabalhando em sua vida agora, retirando galhos que não dão frutos e podando aqueles que dão. Mas, que tipo de coisas Deus tira? Aquelas que já cumpriram o seu propósito e aquelas que se recusam a mudar ou que lhe trarão problemas mais tarde. Coisas que estão no caminho, impedindo uma frutificação mais abundante. Outras que o estão detendo ou não foram separadas para você (não procede d`Ele).
Já viu uma árvore logo depois de ser podada? Ela não fica muito bonita não é? E quando Deus começar a cortar algumas coisas em sua vida para redirecionar suas energias, você também pode não gostar do que vê. Algumas vezes isso significa: (a) ter menos coisas por um tempo; (b) deixar algumas coisas que pareciam eternas irem embora; (c) não ser capaz de explicar para os outros o processo pelo qual está passando.
Deus sabe o que precisa ser reduzido ou eliminado de sua vida. Confie n`Ele. Mesmo que você não possa entender o que Ele está fazendo, apenas ore: “Senhor se eu precisasse disso o Senhor deixaria que eu guardasse comigo, por isso, por Teu amor, abro mão e entrego a ti. Mande as pessoas que o Senhor quiser e leve também quem quiser. Eu vou Te louvar quando eles chegarem e quando se forem, porque a Tua aprovação é minha recompensa e o Teu propósito é a razão do meu viver”.


Joadson Freitas

Versículos do dia

AQUELE que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.
Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. Salmos 91.1-4

Assim diz o Senhor DEUS: Quando eu congregar a casa de Israel dentre os povos entre os quais estão espalhados, e eu me santificar entre eles, perante os olhos dos gentios, então habitarão na sua terra que dei a meu servo, a Jacó. Ezequiel 28:25

Assim que, quanto ao evangelho, são inimigos por causa de vós; mas, quanto à eleição, amados por causa dos pais. Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento. Romanos 11:28,29

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Esaú e as Consequências de Uma Escolha Precitada

Gênesis 37.5-11
Esaú chegou de um dia de trabalho de caça. EStava cansado, com fome, talvez até mesmo estressado da luta diária. Ele encontrou seu irmão cozinhando. Faminto, Esaú se viu frente a uma escolha: o direito de primogenitura ou o suculento guisado que o irmão lhe oferecia.
Esaú não pensou. Não analisou a sua posição. Se ele parasse por um único instante e pensasse, veria que sua posição de primogênito lhe dava alguns privilégios dentro da família e , com certeza, uma simples ordem dele era suficiente para que um servo lhe preprasse algo para comer.
Contudo, sua precipitação e a vontade de resolver logo a situação fizeram com que ele escolhesse errado.Muitas vezes, as pessoas agem como Esaú . entregam algo precioso para satisfazer uma necesidade momentânea. Não pensam no tempo de Deus nem no que estão peredendo por agir dessa forma.
Esaú, precipitadamente, abriu mão da benção que Deus lhe havia dado. Ele desprezou a sua primogenitura: " Do que adianta minha primogenitura se eu estiver morto?"
A precipitação é que faz com que muitos de nós soframos coisas que não precisávamos sofrer.

Oracão:
Senhor não me deixe perder a minha comunhão com o Senhor por um prato de lentilhas.Em nome de Jesus. amém.
Marlene Silva

Versículos do dia

Portanto, ó senhores, tende bom ânimo; porque creio em Deus, que há de acontecer assim como a mim me foi dito. Atos 27.25
Porque eu, o SENHOR, falarei, e a palavra que eu falar se cumprirá; não será mais adiada; porque em vossos dias, ó casa rebelde, falarei uma palavra e a cumprirei, diz o Senhor DEUS. Ezequiel 12:25
Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. Hebreus 11:3

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Ajuda-me Senhor a te Servir

Lucas 10:40 - Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.
Você abre seus olhos e descobre ser exatamente 06h30 da manhã. Pula da cama desesperado e não consegue nem dobrar os joelhos para agradecer o novo dia de vida. Toma banho apressado e mesmo com todo seu esforço, não consegue pegar o ônibus a tempo. Resultado: chega atrasado no serviço. O corre-corre do dia te obriga a se alimentar mal; esquece de agradecer a Deus pela refeição e volta ao trabalho. Problemas, problemas e problemas. Chega em casa, se alimenta e antes mesmo de falar com o Senhor sobre as situações difíceis que ficaram para o dia seguinte, você pega no sono e dorme.Já viveu essa experiência? Eu já! Nosso mundo se tornou um corre-corre tão intenso que Deus ultimamente tem ocupado não o segundo lugar em muitas vidas, mas o último. Isso já ocorreu comigo. Estaria ocorrendo com você? Será que esse desânimo, essas aflições, essa falta de alegria não é um distanciamento de Deus que você provocou quando recusou fazer simples oração depois de uma noite mal dormida? Você percebeu que, assim como Marta, você só tem lamentado sua situação enquanto dirige sua voz ao Senhor?O reino deve ocupar o primeiro lugar (Mt 6.33). O amor a Deus é o primeiro mandamento (Mt 22.37). Quando Ele não está em posição de primazia, Ele não está em lugar nenhum! Ele te diz: “Não quero ser mais um item na sua agenda apertada! Cansei de fazer parte de suas programações semanais. Quero ser como um amigo que não precisa de hora marcada para te visitar ou te ligar para contar as novidades. Quero que você sinta prazer simplesmente por saber que estou por perto!”.Não tente encaixar Deus na sua agenda! Peça ao Senhor que encaixe você em todos os propósitos que Ele tem determinado para sua vida! Deus te abençoe!

Oremos:
Senhor vem me ajudar... vem estar comigo, me dando força para vencer os
desafios do dia-a-dia, que nos contrapõe na nossa lida... Pai tire de mi tudo aquilo que não te agrada... Espírito Santo vem me ajudar... vem me ensinar...
Senhor eu te peço e te agradeço desde agora para todo sempre...
Amém.
Adriana Reis

Versículos do dia

Porque assim diz o SENHOR: A tua ferida é incurável; a tua chaga é dolorosa. Porque te restaurarei a saúde, e te curarei as tuas chagas, diz o SENHOR; porquanto te chamaram a repudiada, dizendo: É Sião, já ninguém pergunta por ela. Jeremias 30:12,17

Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Tiago 4:8

Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará, e toda a língua que se levantar contra ti em juízo tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR, e a sua justiça que de mim procede, diz o SENHOR. Isaías 54.17

* A LEITURA DEVOCIONAL DA BÍBLIA


Textos: II Tm. 3.16,17 – II Pe. 1.16-21
irmaoteinho@hotmail.com


OBJETIVO: Despertar os crentes para a importância da disciplina na meditação da Bíblia, extraindo dela o alimento necessário para o crescimento na vida cristã.

INTRODUÇÃO: Estudaremos nesta semana a respeito da leitura devocional da Bíblia enquanto uma das disciplinas da vida cristã. Esperamos que seja de grande valia para os crentes aprenderem a relevância da meditação nas Sagradas Letras. A palavra “devoção”, no sentido usado nessa aula tem a ver com intimidade, dedicação e afeto, mas, sobretudo, com obediência a Deus. Veremos que, por se tratar de uma palavra inspirada pelo Espírito Santo, precisamos nos submeter à voz dAquele que fala na Escritura. Refletiremos um pouco a respeito da composição da Bíblia, em seguida, trataremos da sua inspiração, e por fim, da leitura devocional propriamente dita.

1. A BÍBLIA: PALAVRA DE DEUS: A palavra Bíblia é derivada do grego “biblion”, que significa rolo ou livro (Lc. 4.17) ou “bíblia”, conjunto de livros. Atribui-se, também, a esse livro, o nome de Escritura, especialmente quanto o Novo Testamento se refere ao Antigo Testamento (II Tm. 3.16; Rm. 3.2), expressão utilizada, também, para fazer alusão a outras porções do próprio Novo Testamento (II Pe. 3.16). A declaração mais amplamente usada em relação à Bíblia, e aceita pela igreja, é a de que ela é a Palavra de Deus (Mt. 15.6; Jo. 10.35; Hb. 4.12). As perspectivas humanas abordam a Bíblia de modo diferente:

1) Liberalismo – nega a possibilidade de qualquer revelação sobrenatural, estando essa sujeita à razão humana;
2) Romanismo – assume que essa é produto da igreja, portanto, não é autoridade final, e sim a tradição eclesiástica;
3) Neo-ortodoxia – a Bíblia seria o testemunho da Palavra de Deus, a saber, Jesus Cristo, ela, por assim dizer, torna-se a Palavra de Deus;
4) Misticismo – põe a experiência pessoal acima ou em igual posição à revelação bíblica;

5) Ortodoxia – A Bíblia é a Palavra de Deus, única base de autoridade, carecendo, porém, de interpretação apropriada (At. 8.30-34; II Pe. 1.20). É maravilhoso saber que a Bíblia, escrita ao longo de aproximadamente 1500 anos, por cerca de 40 autores, continua atuando na vida de pessoas em todas as épocas e em todos os lugares, revelando a salvação em Jesus Cristo (II Tm. 3.16,17).

2. A INSPIRAÇÃO DA BÍBLIA: Esse tema tem sido alvo de controvérsias e críticas, principalmente, pelos adeptos da Teologia Liberal, uma vez que, para esses, a Bíblia não passa de meros relatos humanos. Em resposta a essa declaração, lemos em II Tm. 3.16, o ensino de Paulo dizendo que “Toda Escritura é inspirada por Deus” . Merece destaque, nessa passagem, o termo Escritura, graphê, em grego, que fala do material como um todo (pasa), dizendo ser toda a Bíblia Hebraica, isto é, o Antigo Testamento, produto do theopneustos, ou seja, do sopro de Deus, que seria a tradução mais apropriada para o termo inspirada. Em consonância a essa idéia, em II Pe. 1.21, Pedro afirma que “homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo”. Entendemos, então, que “homens falaram”, assim, Deus não desconsiderou suas personalidades (Rm. 10.20; I Co. 2.13; 14.37). Eles foram impelidos, que em grego é pheromene, uma metáfora marítima usada para se referir a um navio levado pelo vento, pelo Espírito Santo. Em relação ao Novo Testamento, Paulo tinha consciência de que as cartas que escrevia deveriam ser lidas e obedecidas (Cl. 4.16; II Ts. 3.14). Não podemos, portanto, esquecer da promessa do Espírito Santo que lembraria, ensinaria e guiaria os apóstolos a toda a verdade (Jo. 14.26; 15.26; 16.13). João, no Apocalipse, declara que aquilo que escreve é a Palavra de Deus, a qual não se pode acrescentar ou subtrair (Ap. 1.1,2,11; 22.18,19). Com base nesses textos, concluímos que a Bíblia não é resultante da mera inspiração humana, mas é, de fato, a verdade de Deus (Jo. 17.17), cabe a nós, portanto, ler o livro e obedecê-lo. No mais, conforme nos adverte Pedro, em II Pe. 3.14-18, o problema não se encontra nas Escrituras, mas nos falsos mestres e em suas compreensões equivocadas das Sagradas Escrituras.

3. DEVOÇÃO NA LEITURA BÍBLICA: Quando os discípulos encontraram Jesus no caminho de Emaús, é dito que o Senhor lhes explicou as Escrituras. Na medida em que o fazia, o coração deles ardia ao ouvir o ensino do Mestre (Lc. 24.32). Esse episódio aponta para o que acontece quando lemos a Bíblia devocionalmente, ouvindo a voz dAquele que fala. Muitos lêem a Bíblia apenas para extrair doutrinas, e, preferencialmente, para aplicar somente à vida dos outros. Mas se quisermos crescer espiritualmente como filhos de Deus, devemos meditar nas Escrituras, aplicando-a, inicialmente, às nossas vidas, na busca por alimento (I Pe. 2.2). Para isso, a Bíblia deva ser o espelho diante do qual podemos avaliar nossa condição e a necessidade de transformação a fim de nos aproximarmos mais de Deus (Tg. 1.21-25). Quando lemos a Bíblia com o intuito de ouvir a Palavra de Deus e a ela nos submetermos, somos comparados, por Jesus, a um homem que edificou a sua casa sobre a rocha (Mt. 7.21,24). A análise lingüística e contextual de um determinado texto bíblico pode fazer parte da leitura, mas não deva ser o fim último. Toda leitura bíblica deve ser devocional na medida em que tem como objetivo central nos aproximar da revelação de Deus (Rm. 4.23,24; 15.4), a fim de que Cristo seja manifestado em nós (Ef. 3.16-19).

CONCLUSÃO: Após o pecado de adultério e homicídio de Davi o profeta Natan lhe trouxe a Palavra de Deus. O rei ouviu a parábola contada pelo profeta (II Sm. 12.1-7), mas não a identificou como se fosse para ele. Essa é uma demonstração do que acontece com aqueles que lêem a Bíblia, mas se esquivam de aplicarem-na às suas próprias vidas. Uma leitura devocional da Bíblia deve ter como alvo primordial ouvir ao Deus que fala (Hb. 1.1,2). É bem possível que, como Samuel, queiramos associa-la a palavra a homens. Se estivermos atentos, e deixar que o testemunho interno do Espírito atue em nossas vidas, veremos que é o Senhor que quer falar conosco. Para tanto, estejamos de mente e coração abertas e submissas para dizer: “fala conosco, Senhor, que o teu servo ouve” (I Sm. 3.9,10). PENSE NISSO!

segunda-feira, 21 de abril de 2008

“Prossigo para o alvo”. Fp 3:14

Quando alguma coisa sai errado o que você faz? Culpa outra pessoa? Isso apenas o torna uma pessoa amarga. Entrega-se a autopiedade? Isso apenas paralisa você e as pessoas ao seu redor. Quando Davi voltou da batalha e encontrou seu lar transformado em cinzas e descobriu que sua família havia sido levada para o cativeiro, ele chorou até suas lágrimas secarem. Mas a seguir nós lemos que: “Davi se esforçou no Senhor” (1Sm 30:6). Aí está o segredo! Você precisa aprender a ficar sozinho, ter uma boa conversa consigo mesmo, aprender a orar por você e repetir as promessas de Deus. Aqui está uma promessa que precisa ser repetida: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Sl 30:5). Entendeu? A alegria está vindo! A ajuda está a caminho! Você tem que aprender a se levantar e dizer: “O que não me destrói me torna mais forte. Nada é para sempre. Isto também vai passar; enquanto isso permitirei que esta circunstância me aproxime de Deus”. Vamos lá comece a falar com você mesmo!

Encarar suas fraquezas pode ser a forma de descobrir qualidades que você nunca imaginou ter. Grandes batalhas dão origem à grandes vitórias. Ao relembrar os piores momentos de sua vida, José disse: “Planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem” (Gn 50:20). Não deixe que ninguém tente controlar o seu destino, só Deus pode fazer isso e Ele não é como os outros! Você sairá desta situação como uma pessoa melhor. Olhe além da dor, e terá uma nova perspectiva. A palavra para você hoje é “reorganize-se, concentre-se novamente no foco, e prossiga”, pois Ele é fiel!


Joadson Freitas


Versículos do dia

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
João 8.32

Ainda que o SENHOR é excelso, atenta todavia para o humilde; mas ao soberbo conhece-o de longe. Salmos 138:6

E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Mateus 23:9

domingo, 20 de abril de 2008

Conserto com Deus


E VEIO a mim outra vez a palavra do SENHOR, dizendo:
Filho do homem, faze conhecer a Jerusalém as suas abominações.
E dize: Assim diz o Senhor DEUS a Jerusalém: A tua origem e o teu nascimento procedem da terra dos cananeus. Teu pai era amorreu, e tua mãe hetéia.
E, quanto ao teu nascimento, no dia em que nasceste não te foi cortado o umbigo, nem foste lavada com água para te limpar; nem tampouco foste esfregada com sal, nem envolta em faixas.
Não se apiedou de ti olho algum, para te fazer alguma coisa disto, compadecendo-se de ti; antes foste lançada em pleno campo, pelo nojo da tua pessoa, no dia em que nasceste.
E, passando eu junto de ti, vi-te a revolver-te no teu sangue, e disse-te: Ainda que estejas no teu sangue, vive; sim, disse-te: Ainda que estejas no teu sangue, vive.
Eu te fiz multiplicar como o renovo do campo, e cresceste, e te engrandeceste, e chegaste à grande formosura; avultaram os seios, e cresceu o teu cabelo; mas estavas nua e descoberta.
E, passando eu junto de ti, vi-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores; e estendi sobre ti a aba do meu manto, e cobri a tua nudez; e dei-te juramento, e entrei em aliança contigo, diz o Senhor DEUS, e tu ficaste sendo minha.
Então te lavei com água, e te enxuguei do teu sangue, e te ungi com óleo.
E te vesti com roupas bordadas, e te calcei com pele de texugo, e te cingi com linho fino, e te cobri de seda.
E te enfeitei com adornos, e te pus braceletes nas mãos e um colar ao redor do teu pescoço.
E te pus um pendente na testa, e brincos nas orelhas, e uma coroa de glória na cabeça.
E assim foste ornada de ouro e prata, e o teu vestido foi de linho fino, e de seda e de bordados; nutriste-te de flor de farinha, e mel e azeite; e foste formosa em extremo, e foste próspera, até chegares a realeza.
E correu de ti a tua fama entre os gentios, por causa da tua formosura, pois era perfeita, por causa da minha glória que eu pusera em ti, diz o Senhor DEUS.
Mas confiaste na tua formosura, e te corrompeste por causa da tua fama, e prostituías-te a todo o que passava, para seres dele.
E tomaste dos teus vestidos, e fizeste lugares altos pintados de diversas cores, e te prostituíste sobre eles, como nunca sucedera, nem sucederá.
E tomaste as tuas jóias de enfeite, que eu te dei do meu ouro e da minha prata, e fizeste imagens de homens, e te prostituíste com elas.
E tomaste os teus vestidos bordados, e as cobriste; e o meu azeite e o meu perfume puseste diante delas.
E o meu pão que te dei, a flor de farinha, e o azeite e o mel com que eu te sustentava, também puseste diante delas em cheiro suave; e assim foi, diz o Senhor DEUS.
Além disto, tomaste a teus filhos e tuas filhas, que me tinhas gerado, e os sacrificaste a elas, para serem consumidos; acaso é pequena a tua prostituição?
E mataste a meus filhos, e os entregaste a elas para os fazerem passar pelo fogo.
E em todas as tuas abominações, e nas tuas prostituições, não te lembraste dos dias da tua mocidade, quando tu estavas nua e descoberta, e revolvida no teu sangue.

Mesmo depois de tudo isto, olha só o que o maravilhoso Deus ao qual servimos declara:

Porque eu estabelecerei a minha aliança contigo, e saberás que eu sou o SENHOR;

Esta passagem nos mostra verdadeiramente que as misericórdias do Senhor se renovama cada manhã!!!

Oremos:

Senhor Jesus que o Senhor possa reinar em nossos corações ...

que venhamos ser obediente a tua palavra ...

que venhamos fazer a tua vontade, clamando venha nos o teu reino,

por que tu es Santo, Santo, Santo és...

Glória a Deus, Aleluias!!!


Amém...


Adriana Reis


Versículos de hoje

SE não fora o SENHOR, que esteve ao nosso lado, ora diga Israel;
Se não fora o SENHOR, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós,
Eles então nos teriam engulido vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós.
Então as águas teriam transbordado sobre nós, e a corrente teria passado sobre a nossa alma;
Então as águas altivas teriam passado sobre a nossa alma;
Bendito seja o SENHOR, que não nos deu por presa aos seus dentes.
A nossa alma escapou, como um pássaro do laço dos passarinheiros; o laço quebrou-se, e nós escapamos.
O nosso socorro está no nome do SENHOR, que fez o céu e a terra. Salmos 124
E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa. Êxodo 3:5

Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor. 1 João 4:12

sábado, 19 de abril de 2008

Feliz a nação cujo Deus é o Senhor

Salmo.33.12

Feliz é a nação que tem o Senhor como seu Deus! Feliz o povo que Deus escolheu para ser dele(v.12).

Mais um dia em nossas vidas, um domingo do SEnhor, dedicado ao Pai.
O salmo 33, referido acima, é uma canção de louvor e de gratidão a Deus, o Senhor da nação. A que nação refere-se o autor? quem são os que obedecem aos mandamentos do Senhor? Quem são os habitantes honestos que vivem nesta nação e, por isso, reconhecem as bençãos do Pai?

Sem dúvida, os dias atuais são muito dificíes para os filhos de Deus. Já eram difícies nos tempos em que estes salmo foi escrito. Vejamos os problemas enormes que temos em nosso país, hoje: corrupção, pobreza e fome espalhados em quase tods as ruas das nossas cidades; pessoas

abandonadas na saúde, na educação, nas famílias; crimes organizados, assaltos; desemprego, sem esperança de vida melhor, sem alegria e , muitos, sem nehuma fé. Este é, em parte, o contexto triste do Brasil de hoje.
O salmo 33 rompe com essa desolação total, remete para uma outra direção e aponta para Deus, o criador dos céus e da terra, como o porto-seguro que dá esperança a todos aqueles que confiam nele, inclusive a uma nação inteira.

Apesar de toda a crise, Deus é o Senhor deste mundo, das nações, do povo que espera nele. Somente na fé, uma nação pode ser feliz! Somente nele, nós, seus filhos, temos esperança e salvação!

Louvemos a Deus, o Senhor do mundo, confiando em suas promessas que jamais falham. Nele está a nossa esperança eterna.

Oração: Ore Conosco...
Deus todo poderoso, amado Senhor nosso!Louvado sejam teus feitos, apesar das nossas dificuldades.Dá-nos esperança diária do teu amor e a certeza de que contigo estamos sempre seguros. Em nome de Jesus amém!
Marlene Silva

Versículos de hoje

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. João 3.16-18


Eu crio os frutos dos lábios: paz, paz, para o que está longe; e para o que está perto, diz o SENHOR, e eu o sararei. Isaías 57:19

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Filipenses 4:7

sexta-feira, 18 de abril de 2008

O que Deus tem preparado para nós.

Coríntios 2.8,9.
O que ninguém nunca viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, foi isso o que Deus preparou para aqueles que o amam( v. 9).

O texto bíblico acima lembra mensagens proferidas por ocasião da morte de um cristão. São familiares as palavras na outra tradução da Bíblia: "nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou no coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que amam". Que consolo diante da realidade da morte! O que nos aguarda na ressurreição vai além de qualquer bem ou alegria deste mundo.

Mas, o apóstolo não se refere apenas à morte. Suas palavras dizem respeito, principalmente, àquilo que Deus preparou como base para a nossa comunhão com ele, já, agora. Uma fé que depende do que nós vemos, ouvimos ou pensamos, que brota da nosa experiência, está fadada ao engano. O coração humano não serve de guia para as coisas espirituais, diz Paulo. Só o Espírito de Deus conhece as coisas de Deus. Por isso, só pela revelação do Espírito conhecemos as coisas que o Senhor preparou para nós.

O Espírito Santo tem como missão fundamental guiar-nos à verdade, que é Cristo ( João 16.13,14) .Jesus realizou o palno secreto de Deus. Secreto, pois nenhuma pessoa podia imaginar que Deus oferecesse seu santo e justo filho em fvor dos pecadores: que, no seu filho, e não por obras ou por boa vontade humanas, obtivéssemos perdão do pecado e comunhão com ele, esta verdade é consolo diante da morte, sim... mas, também, é força para viver cada dia, na certeza do amor do PAI.

ORAÇÃO: Ore conosco.
Amado Deus, conserva-nos na sabedoria que vem do teu Espirito.
Guarda-nos em Jesus, e dá-nos ânimo e segurança para cada dia. Em nome de Jesus. Amém.

Marlene Silva


Versículos do dia

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.
1 Pedro 2.9-10

quinta-feira, 17 de abril de 2008

À sombra das asas (debaixo das Asas)

Salmo 17:8,9

“Guarda-me como à menina do olho; esconde-me à sombra das tuas asas, dos ímpios que me despojam, dos meus inimigos mortais que me cercam.”

Questão
O Salmista roga a Deus que o guarde à sombra das Suas asas, e ali o proteja dos seus inimigos. Como compreender o facto de este escritor atribuir asas a Deus?

Contexto bíblico
A primeira referência bíblica a asas é do próprio Deus pela pena de Moisés. Havendo chegado ao Monte Horebe, o povo é recordado da experiência recente ao sair do Egipto: “Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias e vos trouxe a mim.” (Êx 19.4). E em Deuteronómio relembra o facto de modo que os israelitas reconhecessem e valorizassem Jahweh como o seu único Deus: “Como a águia desperta o seu ninho, adeja sobre os seus filhos e, estendendo as suas asas, toma-os e os leva sobre as suas asas, assim só o Senhor o guiou, e não havia com ele deus estranho.” (Dt 32.11,12).

Consideremos ainda as palavras que Boaz dirigiu a Rute, em virtude de ela o ter procurado, segundo o conselho de sua sogra: “O Senhor recompense o que fizeste, e te seja concedido pleno galardão da parte do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar.” (Rt 2.12). Por conseguinte, as asas são símbolo de refúgio, abrigo e proteção.

O salmista usa muito a expressão das asas para se referir a Deus como o verdadeiro abrigo, refúgio seguro, e protecção garantida. Ele afirma o seguinte: “Quão preciosa é, ó Deus, a tua benignidade! Os filhos dos homens se refugiam à sombra das tuas asas.” (Sl 36.7). “Compadece-te de mim, ó Deus, compadece-te de mim, pois em ti se refugia a minha alma; à sombra das tuas asas me refugiarei, até que passem as calamidades.” (Sl 57.1).

Ele usa também a analogia da rocha e da torre para ilustrar a acção de Deus por aqueles que O buscam e nele confiam: “Desde a extremidade da terra clamo a ti, estando abatido o meu coração; leva-me para a rocha que é mais alta do que eu. Pois tu és o meu refúgio, uma torre forte contra o inimigo. Deixa-me habitar no teu tabernáculo para sempre; dá que me abrigue no esconderijo das tuas asas.” (Sl 61.2-4).

“Somente em Deus espera silenciosa a minha alma; dele vem a minha salvação. Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é ele a minha fortaleza; não serei grandemente abalado.” (Sl 62.1,2). “quando me lembro de ti no meu leito e medito em ti nas vigílias da noite, pois tu tens sido o meu auxílio; de júbilo canto à sombra das tuas asas.” (Sl 63.6,7).

Estar em Deus, viver com Deus, e obedecer a Deus, é como viver numa fortaleza em tempo de perigo. Ali há refúgio, abrigo e protecção. “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.” (Sl 91.1,2). “O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo, em quem me refúgio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.” (Sl 18.2). “Torre forte é o nome do Senhor; para ela corre o justo e está seguro.” (Pv 18:10).

Samuel regista também a experiência de David com Deus: “Davi dirigiu ao Senhor as palavras deste cântico, no dia em que o Senhor o livrou das mãos de todos os seus inimigos e das mãos de Saul, dizendo: O Senhor é o meu rochedo, a minha fortaleza e o meu libertador. É meu Deus, a minha rocha, nele confiarei; é o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. O meu Salvador; da violência tu me livras. Ao Senhor invocarei, pois é digno de louvor; assim serei salvo dos meus inimigos.” (2 Sm 22.1-4).

E Jesus, usando a mesma analogia, dirigiu a sua lamentação sobre Jerusalém, em virtude de ser rejeitado como foram os anteriores profetas: “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, apedrejas os que a ti são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e não o quiseste!” (Mt 23.37).

Conclusão
Por conseguinte, as asas são símbolo de refúgio, abrigo, e protecção em tempo de perigo. Enquanto Moisés, David e Samuel reconheciam em Deus um refúgio seguro e uma protecção em tempo de perigo, os contemporâneos de Jesus rejeitaram esse privilégio e foram espalhados por todo o mundo. Perderam a protecção da sombra do Senhor Todo-Poderoso, ficando à mercê dos caprichos humanos. Pagaram caro por sua incredulidade e desobediência. Hoje ainda podemos encontrar refúgio, abrigo e protecção à sombra das asas do divino Senhor pela fé naquele que deu a Sua vida por nós e ressuscitou.


Orkut: Joadson Freitas

Versículos de hoje

MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo 1 João 2.1

Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Isaías 53:4

Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:11

quarta-feira, 16 de abril de 2008

* ORAÇÃO - O DIÁLOGO DA ALMA COM DEUS


Textos: Ef. 6.18 – Mt. 6.9-13
OBJETIVO: Despertar o povo de Deus para a prática contínua da oração, não com meras repetições de palavras, mas na forma de diálogo com Deus, falando e ouvindo, seguindo, sobretudo, o padrão que Jesus nos ensinou.

INTRODUÇÃO: É possível saber muito sobre oração, e mesmo assim, não orar. O principal desafio para o cristão não é começar a orar, mas continuar orando. Ademais, o aparato moderno que temos hoje à disposição contribui para que nos distanciemos da oração. No estudo desta semana, veremos que orar é mais do que uma necessidade é um ato de obediência. A principio, definiremos o que seja oração, mostraremos sua importância, e ao final, meditaremos a respeito do ensino de Jesus sobre a oração.

1. ORAÇÃO: DEFINIR É FÁCIL:No Antigo Testamento, a palavra bíblica para “oração” é “tepila”. Esse termo é bastante recorrente no livro dos Salmos (Sl. 17; 86; 90; 102; 142), na verdade, a maioria desses é composta por orações. No Sl. 4, o autor ora pedindo a Deus que o livre dos seus inimigos (v. 1). No 102, roga a Deus que o livre do sofrimento que o atormenta (v. 1). A oração bíblica é sempre dirigida a Deus, nunca a qualquer outra pessoa (II Cr. 6.39; 30.27).

O salmista está convicto de que Deus responde a oração (Sl. 102.17), principalmente, conforme aponta o autor dos Provérbios, a dos justos (Pv. 15.29). A solução para os problemas da existência humana, nos Salmos, vem do Senhor por meio da oração (Sl. 88.22,13). No Novo Testamento, a palavra oração é “proseuchê” que é sempre dirigida à divindade, a Jesus (Ef. 1.6-17; Ap. 5.8; 8.3,4) e a Deus (Rm. 15.30). Jesus nos dá o exemplo do valor da oração porque Ele mesmo passou horas, às vezes, noites inteiras em oração (Lc. 6.12). Paulo também demonstrou ser um homem de oração (Rm. 1.10; Ef. 1.16; I Ts. 1.2; Fm. 4). Orar não é fácil por uma série de razões, a principal delas é a propensão humana para a auto-suficiência. O desafio, seguindo o exemplo de Jesus, Paulo e tantos outros, é o de transformar a oração numa prática contínua em nossas vidas, que aprendamos a desfrutar da comunhão que oração possibilita, através do diálogo com Deus.

2. EMPECILHOS E INCENTIVOS À PRÁTICA DA ORAÇÃO: Existem alguns impedimentos humanos à oração, dentre eles, destacamos:

1) o egoísmo humano faz com que nos distanciemos da oração, e às vezes, se revela na própria oração (Tg. 4.3);
2) uma vida voltada para o pecado também impossibilita a prática da oração, pois quanto mais o homem peca mais distante quer estar de Deus (Is. 59.1,2);
3) a entronização de ídolos no coração humano retira-lhe o elo de relacionamento com Aquele que não dá a Sua glória a outro deus (Ez. 14.3);
4) o descaso em relação aos pobres nos é apresentado pelo autor de provérbios como uma das causas de não sermos ouvidos na oração (Pv. 21.13);
5) a indisposição para perdoar afasta as pessoas de uma vida de oração (Mc. 11.25);
6) um relacionamento conjugal desajustado reflete-se improdutivamente na oração (I Pe. 3.7);
7) a falta de fé, retratada no materialismo, distancia as pessoas da oração (Tg. 1.5-7).

Esses são alguns dos empecilhos à oração, nós, no entanto, temos muitos motivos para depender da oração, o principal deles, é o exemplo que Cristo nos deu. Jesus sabia que dependemos de Deus para viver. Por isso, não dispensava seus momentos de oração, fosse de madrugada (Mc. 1.35), às vezes, Ele passava a noite orando (Lc. 6.12). Antes de tomar decisões importantes, e nos momentos de crises, Jesus orou (Mc. 1.35-38; Lc. 3.21,22; 6.12,13; 9.18,21,21,22; 22.39-46).

Quando as ocupações do dia-a-dia queriam fazer com que Jesus perdesse o foco, Ele se distanciava e procurava um lugar isolado onde pudesse ficar à sos com o Pai (Lc. 5.15,16; Mc. 3.20; 6.31,33,46). Antes das tentações da vida, Jesus colocou-se debaixo da dependência do Pai por meio da oração (Mt. 26.36). Se Cristo sendo quem foi orou não deveríamos nós fazer o mesmo? Lembremos, no entanto que a vida do cristão não deva se satisfazer apenas com momentos de oração, deva ser, acima de tudo, uma vida de oração (I Ts. 5.17; Ef. 6.18).

3. ORANDO COMO JESUS ENSINOU: Há muitas orações na Bíblia, inclusive a de Jabez, bastante citada e imitada, especialmente, por aqueles que postulam a teologia da prosperidade e da confissão positiva. Mas todas as orações, seja do Antigo e/ou do Novo Testamento, precisam passar pelo crivo de Jesus. Quando os seus discípulos pediram-No que os ensinassem a orar, Ele lhes apresentou uma oração modelo, dizendo que deveríamos orar “assim” (Mt. 6.9). A oração do Senhor não deva ser estímulo para a mera repetição (Mt. 6.7), ela deve nos servir de padrão para que façamos as nossas próprias orações. Destacamos, a seguir, alguns princípios para a oração cristocêntrica: a princípio, a intimidade, pois somente em Cristo podemos chamar a Deus de “Pai”, expressão aramaica “Abba”, cujo significado aproximado é o de “papaizinho”. Segundo Paulo, recebemos o Espírito de adoção, pelo qual, clamamos “Abba”, Pai (Rm. 8.15; Gl. 4.6). Ele não é apenas o MEU Pai, mas o NOSSO Pai, ressaltando, assim, a união de todos aqueles que foram chamados, a Igreja (Mt. 16.18), a fim de reconhecer que o Senhor é Santo e que todos são pecadores, necessitados de Sua graça (Rm. 3.23; 6.23), mas não apenas isso, que também o Seu reino é chegado entre nós (Lc. 10.9; 17.21), ainda que ansiamos pelo dia em que se concretizará em Sua plenitude (Ap. 20.2-6).Que a vontade de Deus, e não a nossa, prevaleça, que ela seja feita na terra como já é no céu. Somente a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável (Rm. 12.2).

Para que o pão diário nos seja dado e não todas as riquezas do mundo, a fim de que tenhamos o suficiente para vivermos contentes (I Tm. 6.6; Hb. 13.5) e não nos inquietarmos com o dia de amanhã (Mt. 6.34). E não esqueçamos que a maior riqueza que o ser humano pode ter é o perdão divino, ainda que esse precise ser repartido com aqueles que nos ofendem (Mt. 5.7; 6.14,15; 18.21-23). Que Deus não nos deixe cair em tentação, cientes de que também devemos vigiar para não sermos tragados pelo Mal (Mt. 26.41; I Co. 10.13; I Pe. 5.8), e por fim, saibamos que somente a Deus, e não a quem quer que seja, pertence o reino, o poder e a glória para sempre (I Cr. 29.11; I Tm. 1.17; Ap. 19.1).

CONCLUSÃO: Ainda que não estejamos dispostos, precisamos orar. Deixar de orar é um ato de desobediência a Cristo. Afinal, sabendo Ele da importância da oração, nos instrui: “orai e vigiai” (Mt. 26.41), Samuel reconheceu, ainda na Antiga Aliança, que deixar de orar se tornaria um pecado: “E quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós; antes vos ensinarei o caminho bom e direito” (I Sm. 12.23). Consoante a mensagem do evangelho, fica claro, nessa passagem, que não apenas devemos orar, precisamos também agir. Lutero, o sábio reformador, já dizia: “oremos como se todo o trabalho dependesse de Deus, e trabalhemos como se tudo dependesse de nós”. PENSE NISSO!

GEBILE



Somos um Grupo que conforme a vontade Deus ... Intercedemos e buscamos a Edificação do lar da família de Cristo ...Lembre que Cristo falou q a sua família é aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos Céus...O nosso objetivo é orar por você pelo seu lar além de estudos bíblicos... esclarecimentos... enfim tudo que o Senhor Jesus ... nos permitir...sabemos que o lar (a Família) é bença de Deus ...e quantas famílias no decorer história tem se desfeite e tem deixado os caminhos do Senhor...O proposito do Senhor é q ele venha edificar o seu lar ...a sua família ...para o Senhor Jesus não importa o passado ...importa sim o presente e mais ainda o futuro...1 João 2.1 MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.lembre sempre que temos o advogado que intercede por mim e por você Deus te abençoe ...add: gebile7@hotmail.com