Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem. Jeremias 7:23
A cada instante, somos surpreendidos com novas notícias a respeito do desenvolvimento da humanidade. A capacidade de criar e dominar é incrível. O recurso da tecnologia e a facilidade de manipulá-la fazem do ser humano um ser criador. Assim tem sido a evolução da humanidade. Dominação, extermínio, autocontemplação, poder, glória, são características que invadem o dia-a-dia da sociedade global.
Tanta evolução, tanta tecnologia, tanto conhecimento adquirido ao longo do curso da história humana parece não fazer sentido. Em poucos momentos da história, pode-se perceber tanto o crescimento da maldade no ser humano como nos dias em que vivemos. Será que a humanidade está inclinada a produzir somente o mal?
O que desencadeia a maldade nas pessoas? No texto bíblico de hoje, há alguns indicativos para a nossa pergunta. Ela tem inicio quando o "desejo de Deus" é deixado de lado. A criatura, o ser humano, deseja tomar o lugar do Criador, que é unicamente Deus. Quando ele é deslocado de Criador para criatura, invertem-se os pápeis, e a vontade humana é que ele deixe de ser o seu Senhor.
O desejo de Deus é apenas ser o Senhor do seu povo. E nós, queremos ser o seu povo? Estamos deixando Deus ser Deus por sua própria vontade? A quem estamos oferecendo as nossas dádivas e celebrando culto? Como diz o salmista: "É melhor confiar no Senhor do que depender de seres humanos"(Salmo 118.8)
Oremos:
Senhor Deus, ajuda-nos a superar a crescente maldade que assola a vida de milhares de pessoas no mundo. Guia-nos no caminho do amor e da esperança. Que o teu desejo toque nossos corações e mentes. Ensina-nos aq vivermos como teu povo. Que tu sejas o nosso Deus! Amém ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário