Então quebrarás a botija à vista dos homens que forem contigo. Jeremias 19:10
O vaso centenário, de grande valor, caiu e quebrou-se em mil pedacinhos. Com uma cola especial, seria possível reconstituí-lo, mas o seu valor definitivamente, nunca mais seria recuperado.
O profeta Jeremias recebeu de Deus a tarefa de comprar um pote de barro, com a ordem de quebrá-lo diante das autoridades do povo e dos sacerdotes mais velhos. Deveriam sobrar somente cacos sem valor nenhum.
O pote estraçalhado é uma imagem do povo de Israel que, como sabemos, foi libertado por Deus da escravidão, sendo guiado pelo Senhor e preservado por ele de todos os perigos ameaças. O povo, porém, ingrato, abandonou o Pai e passou a adorar ídolos. Em consequência, ele perdeu o valor perante Deus, assim como o pote de barro que havia se quebrado. Por isso, Jeremias recebe a ordem de quebrar o pote, gesto simbólico que ele executa num lugar chamado Tofete, ao sul de Jerusalém.
Com este ato, fica muito claro que as pessoas que levam uma vida sem Deus, perdem o seu valor e não têm futuro. Por meio de Jesus Cristo, no entanto, que deu a sua vida por nós, temos um valor inestimável perante o Pai. Fomos comprado por um preço altíssimo, pelo sangue do Filho e, assim, passamos a fazer parte do povo de propriedade de Deus.
Sejamos zelosos para que este valor que temos junto a Deusnão se perca pela adoração de tantos ídolos e por uma vida de desmandos. Que a nossa vida seja sempre determinada e orientada por Deus.
Oremos:
Obrigado, bondoso Deus, pelo valor que temos diante de ti. Dá-nos consciência de que, através do nosso Batismo, somos teus herdeiros. Dá que levemos uma vida de acordo com a tua santa vontade, para que, assim, não percamos o valor que teu Filho conquistou para nós. Amém...
Nenhum comentário:
Postar um comentário