quarta-feira, 12 de novembro de 2008

NÃO SE DEIXEM EXPLORAR!



Eis aqui estou pronto para pela terceira vez ir ter convosco, e não vos serei pesado, pois que não busco o que é vosso, mas sim a vós: porque não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais para os filhos. 2 Coríntios 12:14

O texto bíblico proposto para hoje trata de um tema muito atual. Acusava-se o apóstolo Paulo de se aproveitar da sua situação de líder para explorar, financeiramente, os membros da comunidade de Corinto. Diante da acusação, ele se defende e prova que ela era falsa.

A exploração financeira praticada por muitas igrejas ditas cristãs, seguidamente, ocupa espaço nos noticiários nacionais e internacionais, em nossos dias. Igrejas e líderes são acusados de se aproveitarem da boa-fé das pessoas para conseguirem vantagens financeiras.

Falar em dinheiro e finanças no âmbito da Igreja sempre foi problemático, mas, penso que, se duas coisas ficarem bem claras, será mais fácil refletir sobre esse assunto: 1) Deus quer as pessoas, e não o seu dinheiro, confirme afirmou Paulo. Não se pode explorar as pessoas, a pretexto de se manter o trabalho de propagação do Reino de Deus, desviando o valor arrecadado para fins ilícitos. Igrejas que agem assim devem ser investigadas e punidas pelos seus atos. 2) Contudo, esse fato não nos autoriza a deixarmos de ofertar, generosamente, para o trabalho honesto da propagação do Reino dos Céus, pois, como proclama Paulo em outra passagem bíblica: "Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu o seu coração, não com tristeza nem por obrigação, pois Deus ama a quem dá com alegria" (2 Coríntios 9.7). Descubra, pela fé, a alegria de ofertar de forma consciente, e não se deixe explorar por pessoas de má-fé!


Oremos:

Senhor Deus, não permitas que as igrejas queiram apenas o dinheiro das pessoas. Conscientiza-os de que o importante é o seu coração e toda a sua vida. Amém...

Nenhum comentário: