Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.(v.4) 1 Coríntios 12. 1-11
A Igreja de Corinto foi fundada pelo Apóstolo Paulo numa de suas viagens missionárias. Com o tempo, foram surgindo muitos problemas a respeito da doutrina cristã. Isso provocou divisões dentro da comunidade. Havia pessoas que se julgavam mais importante do que as outras.
Por isso, Paulo escreveu-lhes uma carta, lembrando que não há apenas um tipo de dom, mas, sim, uma diversidade deles. Porém todos eles vêm do mesmo Espírito. Ele os distribui conforme lhe apraz e dá a cada um uma capacidade diferente para servir. Não há, também, dons mais ou menos importante; eles são apenas diferentes. A diferença entre eles serve para enriquecer o trabalho da comunidade, promover o seu crescimento e valorizar todas as pessoas, sem discriminação. Ninguém à capaz de fazer tudo sozinho. Uns precisam e dependem dos outros.
A distribuição de dons não acontece, necessariamente, de forma extraordinária, mas de maneira bem concreta, no nosso dia-a-dia. Deus não exige mais do que podemos dar. Somos chamados a servir conforme os dons que recebemos (1 Pedro 4.10). O que fazemos não é mérito nosso, mas é um presente de Deus. Ele espera que façamos uso dele com alegria e responsabilidade.
Assim, também, deve ser nas nossas comunidades. Cada pessoas ajudando conforme o que sabe o que tem. Juntos, formaremos uma comunidade cheia de vida, onde todas as pessoas se sentem valoridas e acolhidas.
Oremos:
Amado Deus, pedindo perdão porque, porque muitas vezes, não valorizamos os nossos dons. Ajuda-nos a descobri-los para que possamos colocá-los à disposição da Igreja, das comunidades e do mundo. Amém...
Nenhum comentário:
Postar um comentário