1 Coríntios 10. 1-13
Ora, estas coisas nos foram feitas para exemplo, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. 1 Coríntios 10. 6
O povo de Deus, de todos os tempos e lugares, sempre testou a misericórdia divina e sentiu-se tentado a Pô-lo a prova, como se fosse um amera virtude humana. Ao fazer isso, as pessoas caíram em pecado e se afastaram do Pai. Isso se manifesta hoje através de muitos pregadores que "exigem serviço" de Deus; exigem com muita gritaria e sem nenhuma humildada, o que chamam de bençãos. Não e Deus que sabe o que é melhor para o ser humano, mas eles próprios julgam ser capazesde determinaro que émelhor. As pessoas desejam coisas para si, sem dar-se conta da grande armadilha que elas mesmas estão armando.
Isso acontece hoje e aconteceria na época do apóstolo Paulo. Para evitar que as pessoas caiam nas suas próprias armadilhas e enveredem pelo caminho da idolatria e da maldade, o apóstolo recomenda que se olhe para o exemplo da história de Israel. Quem perdeu o foco e olhou para si mesmo, em vez de olhar para Deus, "foi morto pelas cobras"(v.9), isto é, pereceu.
O ser humano não mudou. Os hebreus, os corintios e nós, pessoas do século XXI, queremos traçar o nosso próprio destino, sem dar atenção para a vontade de Deus, revelada na Sagrada Escritura. Quem se afasta dela e dos bons exemplos dos antepassados, não suportará as tentações, e perecerá. todo aquele porém, que se ancorar em Deus será salvo. As tentações e as provações não serão maiores do que a fidelidade do Pai que assiste e nos sustenta.
Oremos:
Querido e eterno Deus! Comparecemos diante de ti com as nossas fraquezas e limitações. Ensina-nos a amar-te e a respeitar-te com humildadee devocação, a seguir os exemplos dos nossos pais na fé e o olhar para a tua Palavra, revelada em Jesus Cristo.
Amém...
Nenhum comentário:
Postar um comentário