Louvai ao Senhor! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder! Salmo 150.1
O louvor a Deus é a forma do ser humano aproximar-se do divino, estreitar e fortalecer sua relação com ele, reconhecendo seu poder e sua grandeza. Louvar a Deus é alimentar a intimidade com Ele.
O Salmista convida o povo a louvar a Deus das mais variadas formas, todas legítimase dignas, com os mais diversos instrumentos musicais, sem restrição, pois todos eles são aceitáveis perante o Senhor. Somos convidados também a louvar com o próprio corpo, através da dança, dos movimentos ritmados, que dão o tom da pulsação cardíaca e da respiração, tudo criado por Deus, e que volta a ele em forma de louvor.
Louvar a Deus significa reconhecer sua grandeza e seu poder, que se vêem no céu, mas que se manifestam aqui, no nosso cotidiano, na sua criação, através de todos os seres vivos criados por ele. Quem se associa ao louvor deixa de participar da violenta agressão à natureza, mas integra-se no perfeito equilíbrio deste mundo que ele criou.
O Salmista exorta todos os seres vivos a louvarem ao Senhor. Louvemos, pois, respeitando a natureza, desligando as lâmpadas desnecessárias e fechando as torneiras, após o uso racional. Optemos por um modo de vida que seja um louvor vivo ao Criador. Louvemos em coro, perfeitamente sintonizado com a natureza, com os nossos corpos bem cuidados e honrados, com todos os instrumentos musicais e com todo o coração, com toda a alma e todo entendimento. Louvemos a Deus!
Oremos:
Deus eterno, perdoa-nos quando nos dirigimos a ti para louvar-te e esquecemos da natureza e de todos os seres vivos que querem louvar-te conosco. Ensina nos a louvar-te com alegria, em simplicidade e em harmonia com a natureza criada por ti. Recebe o nosso louvor e a nossa oração. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário