terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O PRINCÍPIO BÍBLICO DA GENEROSIDADE


Textos: II Cor 9:7; II Cor 8:1-5; 9:6-7, 10-11

joadsonfreitas@hotmail.com

I - INTRODUÇÃO:

Mt 4:23 - JESUS É O MODELO E A INSPIRAÇÃO PARA A AÇÃO SOCIAL! Ele pregava (evangelização); ensinava (educação) e curava (cuidado do corpo - mantendo-o saudável). Nem todas as dimensões da obra do Senhor nos atraem com a mesma intensidade, mas todas foram deixadas como missão da Igreja de Jesus.

II - SIGNIFICADO DA PALAVRA GENEROSIDADE:

. GENEROSIDADE = Liberalidade de espírito, especialmente na contribuição aos necessitados. A generosidade é considerada a nobreza do caráter. Ela se manifesta de duas maneiras principais:

· (1) - LIBERALIDADE - Pv 19:17 - Qualidade daquele que gosta de fazer doações, de repartir o que tem com o que não tem. O crente deve ser liberal, tanto em contribuir para a obra de Deus, como em ajudar os necessitados. Se alguém tem compaixão pelos pobres, tudo o que ele oferece aos necessitados, é como se emprestasse a Deus. O próprio Senhor é quem pagará tal benefício. Cristo deu o exemplo máximo de liberalidade (II Cor 8:9, 13-15; Ml 3:10).

· (2) - LONGANIMIDADE - Pv 19:11 - A generosidade também se manifesta em perdoar com facilidade. A longanimidade é o adiamento da ira, para se tolerar mais um pouco. Deus é longânimo conosco, ao perdoar nossos grandes e frequentes pecados. Perdoar é ter um caráter semelhante ao de Cristo que sempre esteve pronto a perdoar (I Tm 1:16 cf Ef 4:32).

III - CARACTERÍSTICAS DE UMA IGREJA QUE PERDEU A SENSIBILIDADE SOCIAL:

CONCLUSÃO:A Igreja deve ser encarada como comunidade de pessoas que tem problemas sociais e materiais, os quais precisam ser amenizados pela participação de todos os membros. Por isso, Paulo ensinou à Igreja de Corinto o modo de cooperar na obra do Evangelho, financeiramente - I Cor 16:1-3


Deus é Fiel e Justo!



Um comentário:

Regina Helena disse...

É verdade! Planta & Colhe
Certo fazendeiro era famoso pela qualidade do seu milho, e por isso, anualmente ganhava prêmios. Nesses festivais, ele distribuía sementes para os vizinhos. Certa pessoa questionou: – “Se você distribui a sua melhor semente irá perder o prêmio dos próximos festivais. Eles são seus concorrentes”.
O fazendeiro respondeu: – “O milharal dos meus vizinhos fornece pólen que, levado pelo vento, fecunda o meu milharal. Se eles não tiverem uma cultura de milho de boa qualidade genética além de perder os prêmios, perderei a fonte de renda da minha família. Melhorando a produção dos meus vizinhos, melhoro a minha também”.
Compartilhar informações, repartir boas sementes aumenta a colheita, traz melhorias e abundância para todos: “... dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão...” (Lucas 6.38 a).
As abelhas dançam indicando fontes de alimento. Isto é fundamental pra sobrevivência de sua colmeia.
A qualidade da nossa vida é consequência das sementes que distribuímos... É possível melhorar? ‘Dançando e semeando: http://destilardosfavos.blogspot.com.br/2013/07/dancando-e-semeando-danca-das-abelhas.html