segunda-feira, 1 de setembro de 2008

A FÉ EXIGE MUDANÇA


Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar. Jeremias 7:3

No texto bíblico acima, Jeremias recebe uma tarefa difícil: colocar-se no portão do templo e denunciar as injustiças cometidas pelo povo. O profeta não usa meias palavras, sua mensagem é direta! Ele apresenta as acusações ao povo reunido em culto: eles exploravam os estrangeiros, os órfãos e as viúvas, assassinavam os inocentes, adoravam outros deuses...(vv. 6-11).

A denúncia revela outro pecado: a confiança no templo do Senhor. As pessoas acreditavam que o prédio as salvaria! Elasnão confiavam em Deus, e sim, no local. A tarefa profética é anunciar ao povo que o templo não garante a salvação. Quem salva é somente Deus!

A mensagem de Jeremias tem implicações. É impossível crer num Deus que anuncia nova vida e continuar promovendo a morte. A fé no Senhor muda tudo ao avesso. A vida passa a ter um outro sentido. Os valores são outros. É como se a pessoa mudasse sua direção em 180 graus.

Esse é o desafio da Palavra de Deus de todos os tempos. Também nós precisamos mudar o nosso jeito de viver e conviver, para que a promessa de Deus seja cumprida: "... e eu deixarei que vocês continuem a viver aqui".

Em quem colocamos a nossa confiança? Em Deus ou na religião e no templo? Deus não tolera ser substituído, ele quer a exclusividade da nossa fé. Quem tem a ele como verdadeiro e único Senhor pode ter a certeza de sua promessa: "... eu estarei com vocês todos os dias, até o fim dos tempos"(Matheus 28.20).


Oremos:

Amado Deus, ensina-nos a confiar unicamente em ti, para que coloquemos toda a nossa vida em tuas mãos. Em nome de Jesus Cristo, nosso Salvador. Amém.

Nenhum comentário: