quarta-feira, 30 de abril de 2008

A Vontade de Deus para o homem


Se eu perguntasse agora quem quer fazer a vontade de Deus, estou certo de que todos levantariam a mão e diriam que sim. Mas o que estamos fazendo para que a vontade de Deus se realize em nossa vida e externemos em nosso proceder, como cristãos, essa realidade?
A vontade de Deus é única para todo ser humano. Mas por vezes o homem costuma condicionar a vontade de Deus à sua própria vontade.
Vamos conhecer agora alguns fatores que revelam a vontade de Deus para a nossa vida:
SALVAR
: Leiamos agora o que diz João 6:39 e 40: "E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia. De fato a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o filho e nEle crer, tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia".
Podemos notar que para a vontade chegar ao alvo da busca, não depende unicamente da vontade. Há condições para a vontade se concretizar na busca do que queremos . Observe que Jesus mencionou: "Todo homem que vir o filho e nele crer tenha a vida eterna".
A condição para isso não é simplesmente a vontade: é crer no filho de Deus. A vontade é o passo principal para se iniciar uma caminhada, uma busca. É preciso que o homem creia na salvação. E a vontade de Deus é que o homem creia e seja salvo. E foi Deus mesmo quem elaborou todo o plano para que o homem cresse em seu filho.
"Um certo jovem, desesperado, subiu a um edifício para acabar com sua própria vida. Achava que a doença que adquiriu por causa de sua vida promíscua, o levaria a morte, e queria tentar aliviar seu sofrimento. Em profunda depressão, estava à beira do pára-peito do edifício decidido a pular. Um homem ao ver aquele jovem tentando o suicídio, subiu ao prédio e tentou acalmar o rapaz, conversando e chegando mais perto. O homem se aproximou mais, tentando agarrar o jovem, que o empurrou para trás, e pulou para a morte, apesar da tentativa daquele bom homem que queria ajudar a salvar uma vida, mas em vão". Em seu depoimento emocionado, o homem disse: "Eu tinha vontade de salvar aquele rapaz, mas ele não quis me ouvir".
A humanidade está à beira de um precipício. Um precipício de pecado e de morte, de dores e lágrimas. Mas a voz de Deus alerta a todo instante do grande perigo à nossa frente. A vontade de Deus é nos livrar deste abismo. Mas para isso precisamos ouvir a sua voz, e aceitar a salvação que há em Cristo Jesus.
DEIXEMOS O PECADO - Ouça o conselho de Jesus:
" Filhinhos, não pequeis. Mas se pecardes tendes um advogado junto ao pai, intercedendo por vós".
A vocativa que Jesus faz neste verso é": "Não Pequeis". Mas será possível não pecar? Como viver sem pecar neste mundo?
Dá para acreditar que por nossos próprios esforços, condicionados às nossas teorias e cerimônias superficiais sem a atuação do Espírito Santo, esse trabalho na luta contra o mal seja difícil. Na verdade, como seres tendentes ao pecado por vezes cedemos às tentações. Mas na vocativa de Jesus há uma atenuante que revela o seu grande desejo de salvar: "Mas se pecardes, tendes um advogado intercedendo por vós". Esta é a grande justiça de Deus para o homem, pois reconhecendo a fraqueza humana, manifesta-se não para condená-lo por um erro cometido, mas para dar ao homem a chance de abandonar o pecado e as paixões mundanas. Existe em nossa vida alguma tentação que pode nos fazer cair? O que podemos fazer para resisti-la?
Seria as disputas do dia a dia, que tem nos afastado de Deus?
Seria o orgulho e vaidade por atuarmos em posições privilegiadas na sociedade e em nossas relações interpessoais, a ponto de nos sentirmos superiores aos demais? Seria o desejo ardente de chamarmos atenção para nós mesmos, almejando cortejo, honras e bajulações?
Todos esses sentimentos do interior do nosso ser, faz com que tomemos à frente das coisas, impedindo que o Espírito Santo atue em nós. Isso também é pecado. Pode não ser aquele pecado que se estampa nas manchetes das revistas ou nos comentários das esquinas, mas é algo estritamente espiritual que somente nós mesmos e Deus somos capazes de conhecê-los. Mas por vezes essas pequenas atitudes não são vistas como pecado por nossas conveniências. É como honrar à Deus com os lábios, e o coração estar longe dEle. É como cumprimentar um irmão somente por educação, mas no fundo são mantidas rixas, rivalidades e hostilidades por atitudes indiretas. Mas "Deus conhece os corações"
Fica agora a pergunta: Como, então, deixar o pecado e como alcançar o perdão?
A Bíblia diz: "Se confessarmos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para perdoar-nos e purificar-nos de toda a injustiça".
É uma alegria imensa sabermos que Deus se preocupa com cada um de nós, e sua vontade é a de que venhamos ouvir sua voz, e que tenhamos um espírito abnegado à sua obra para desenvolvermos o desejo maior que Deus tem: De atendermos ao seu querer. É preciso que nos sujeitemos à Deus resistir ao diabo, para termos vitória. Deus quer o melhor para seus filhos.
Quando a vontade de Deus é atendida por nós, temos sempre bons resultados, enquanto que o desviar os ouvidos à voz de Deus, pode trazer resultados que podem levar à morte.
A vontade de Deus era para que os antediluvianos entrassem na arca, mas eles não deram ouvidos e foram tragados pelas águas do dilúvio. A vontade de Deus era que o Rei Herodes o glorificasse, mas ele não deu importância e foi comido de vermes por causa do orgulho. A vontade de Deus era que Datã e Abirã reconhecessem a autoridade de Deus por meio de Arão e Moisés, mas não aceitaram e foram engolidos pela terra. A vontade de Deus era que Nabucodonozor se arrependesse, mas ele não se humilhou, e ficou louco. A vontade de Deus era que os nossos primeiros pais, no Éden vivessem eternamente, mas eles se deixaram seduzir pela voz do inimigo, e a morte passou a reinar no mundo pela entrada do pecado. Notamos que quando a vontade do homem não leva em consideração a vontade de Deus, há sempre a perda do rumo que provoca transtornos por vezes irreparáveis, como nos exemplos que citamos nesta mensagem. O Homem foi criado para que a vontade de Deus seja realizada em sua vida.
Observe agora grandes exemplos dos que fizeram a vontade de Deus e foram vencedores:
Abrão
saiu de sua terra idólatra, deixando as tradições de seus pais a chamado de Deus, e se transformou em "pai da fé" e sua descendência, segundo a promessa de Deus seria como as estrelas do céu.
Moisés ouviu o chamado de Deus para libertar seu povo da escravidão do Egito, e venceu ao Faraó com todos os seus carros, cavalos e soldados. Davi, mesmo se sentindo pequeno e fraco, ouviu a voz de Deus e derrotou o gigante Golias. Naamã, mesmo relutante em princípio, acabou dando ouvidos à Deus por meio do profeta Elizeu, mergulhando no Rio Jordão, ficando limpo da lepra que destruía sua carne.
Zaqueu, um desonesto cobrador de impostos, deu ouvidos à voz de Deus, e devolveu tudo o que havia defraudado aos contribuintes. Não houve na história nenhum homem que tenha feito a vontade de Deus e vivido infeliz ou descontente com a vida. Pelo contrário, alguns estavam até mesmo dispostos a morrer em defesa da fé que abraçaram por amor a Jesus. E nós? Estaríamos dispostos a fazer a vontade de Deus mesmo debaixo das ameaças deste mundo? Estaríamos dispostos a fazer a vontade de Deus, mesmo se tivermos que enfrentar dificuldades, como enfrentaram os fiéis do passado?
Fazer a vontade de Deus, é algo natural em todo aquele que se entrega a Jesus completamente. Fazer ou não a vontade de Deus, será decisivo na hora da separação dos fiéis e dos infiéis.
Ouça agora o que diz Jesus: "Nem todo o que diz: Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas somente aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus". Notamos claramente que só fará parte no Reino dos céus, aquele que aqui viver em conformidade com a vontade de Deus. Fazer a vontade de Deus não é somente professar a fé, mas viver a fé.
Há um grande chamamento de Deus para os nossos últimos dias, e este chamamento ecoa desde os tempos de João Batista: "arrependei-vos". Que a cada dia possamos nos despojar do velho homem, e nos revestir de Deus para que possamos dizer como disse o apóstolo Paulo: "Não sou mais eu quem vive, mas Cristo vive em mim". Se Cristo vive em nós, certamente estaremos dispostos a fazer a vontade dEle, e como servos, nos entregarmos ao seu querer, sabendo que Deus sempre quer o melhor para os seus filhos, e jamais seremos provados, além do que podemos suportar. Fazer a vontade de Deus gera satisfação plena, não uma carga insuportável que temos a carregar a ponto de cairmos. Neste mundo de pecado e tribulações, Deus ainda mantém o seu povo de pé, ajuda-o a suportar as crises, os conflitos e a vencer o mal, porque essa é a vontade dEle. E que a nossa vontade possa se unir à vontade de Deus para continuarmos essa trajetória rumo ao céu. É um caminho árduo e espinhoso, mas é Deus quem nos sustenta, porque esta é a vontade dEle. E que a nossa vontade seja de vencer este caminho, seguro nas mãos de Deus, que nunca despreza os seus fiéis.
Você deseja hoje fazer a vontade de Deus? Que Deus desperte no seu coração o desejo de servir a Ele e a ser fiel até o fim. A vontade de Deus é que você viva para sempre com Ele, e desfrute o prazer de viver uma vida sem fim, sem sofrimentos, sem dores e pecado.
Façamos juntos está oração:
Senhor,
Eu sei o quanto é difícil ser fiel em meio a tantas dificuldades,
Mas sei que também tu o sabes e compreendes minha fraqueza.
Sei também que foi para me ajudar a vencer o pecado e a ser fiel a ti, que enviastes o teu filho para morrer por mim. Coloque o desejo no meu coração de fazer a tua vontade, Senhor, e não permita que eu caia, mas que tua forte mão venha me guiar neste caminho e que enfim eu possa encontrar-me com o teu filho quando Ele voltar.
Eu te peço agora, em nome de Jesus,
Amém.

Nenhum comentário: