terça-feira, 25 de novembro de 2008

DEUS E OS ÍDOLOS


Quando clamares, livrem-te os ídolos que ajuntaste; mas o vento a todos levará, e um sopro os arrebatará; mas o que confia em mim possuirá a terra, e herdará o meu santo monte. Isaías 57:13

A nossa sociedade é uma fábrica de deuses e ídolos. Repare o que acontece no mundo dos esportes, da música, da política, da religião... Pessoas gostariam de ser. Produzidos pelos sonhos humanos e pelo medo, os ídolos se são transformados em serviçais do poder econômico. Os comerciais de TV colam neles produtos e concepções de vida.


Na época de Isaías, os ídolos tinham diversas finalidades. Estavam relacionados com a fertilidade e eram adorados como deuses da mesma. Por extensão, tinha a ver com relações sexuais. Indevidamente, as estátuas eram colocadas atrás das portas dos quartos, nos quais se mantinham relações por dinheiro. Sacrificavam-se a eles, em holocausto, até mesmo os próprios filhos.


Os idólatras acreditavam na força das imagens, mas, ao mesmo tempo, sentiam medo delas, porque elas não respondem; são mudas.


Contudo, não é fácil discernir entre Deus e os ídolos. Ao explicar o primeiro mandamento. Lutero disse: "Ali onde está o teu coração, estará o teu deus. De Deus, porém, vm toda a bondade".


No texto de Isaías, a bondade se expressa no anúncio da "Terra Prometida". Logo, Deus nos chama para o futuro, ao passo que os ídolos nos prendem ao presente.




Oremos:


Deusda promessa, liberta-nos da confiança em nos mesmos e do medo que produz os ídolos. Derrama sobre nós o teu Espírito para que a fé vença o medo. Amém ...

Nenhum comentário: