quarta-feira, 5 de novembro de 2008

FALAR COM CARINHO, COMO CRISTO FALOU


Além disto, eu, Paulo, vos rogo, pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde, mas ausente, ousado para convosco; 2 Coríntios 10:1

Começar algo novo nem sempre é fácil. É preciso ter ousadia, paciência, perseverança; ousar e confiar que pode dar certo, mesmo quando parece que tudo vai dar errado, principalmente, quando a novidade pode levar a vida a quem nem esperava por ela.

O apóstolo Paulo ousou levar a palavra da salvação em Cristo para pessoas que viviam além das tradições judaicas. Com humildade, perseverança, muita fé e com as "armas" de que dispunha, fundou diversas comunidades. Quando o apóstolo precisou ausentar-se, outros chegaram. rinham cartas de referências e trouxeram consigo dons interessantes. Desprezavam Paulo, porque este não tinha as mesmas credenciais que eles, por trabalhar com as próprias mãos, por escrever bem e parecer fraco quando se encontrava cara-a-cara com as pessoas. Muitos aceitaram as palavras, as ações espetaculares do recém-chegados e desprezaram Paulo.

Eis a recomendação do apóstolo à sua amada comunidade:não julguem as pessoas pelas aparências! O fato de não esbravejar quando está com eles, não quer dizer que seja fraco. Se não usa as mesmas "armas" que os outrsos, não significa que ele seja menos apóstolo. Cristo foi carinhoso e bondoso. Por isso, Paulo também quer falar com carinho e bondade. Humildade e amor não são fraquezas, mas são dons que criam e aproximam, e não destroem nem separam. Que Deus nos ajude a falar sempre com mansidão e a atrair as pessoas pelo amor.


Oremos:

Bondoso Deus, nós estamos tão acostumados a falar alto, que não ouvimos mais quem fala com mansidão. Ensina-nos a falar com bondade, a ouvir com carinho e a buscar o amor e a reconciliação entre todas as pessoas, filhas e filhos teus. Amém...

Nenhum comentário: