quinta-feira, 13 de novembro de 2008

TEMORES E SURPRESAS

Porque receio que, quando chegar, não vos ache como eu quereria, e eu seja achado de vós como não quereríeis; que de alguma maneira haja pendências, invejas, iras, porfias, detrações, mexericos, orgulhos, tumultos; 2 Coríntios 12:20

O apóstolo Paulo expressa suas preocupações com a comunidade de Corinto. Para onde ela caminha? O apóstolo teme o pior: receia que sua próxima visita seja humilhante para ele. O texto bíblico de hoje permite olhar dentro do coração de Paulo e sentir suas inquietações.

Também hoje, líderes comunitários têm seus temores e suas preocupações: a comunidade superá seus problemas? Em caso de desentendimentos, como alcançar a reconciliação?

O autor da carta lembra que seu agir aconteceu sempre "na presença de Deus"(v. 19). Seu único objetivo era o de ajudar a comunidade. Ele sabia que Deusnão queria o erro, mas amava, incondicionalmente, a cada pessoa. Foi andando na presença do Pai, que ele exortou os cristãos em Corinto a corrigirem sua conduta. Foi na presença dele, que ele pôde, também , expressar sua disposição de perdoar aos que o tinham acusado injustamante. Sua plataforma no trato com as comunidades foi Deus. Mas, e a comunidade?

Para alegria de Paulo, a tão temida visita em Corinto não foi de Lágrimas. A pessoa que o caluniara arrependeu-se, e ele lhe perdoou. A comunidade superou suas brigas internas e veio a ocupar um lugar de destaque na cristandade da época.

Deus, em cuja presença Paulo viveu, quer ser, hoje, a nossa plataforma no nosso atuar comunitário e na vida em geral. E, nos momentos de dúvidas, temos a promessa de que Deus surpreende aqueles que caminham com ele.


Oremos:

Deus e Pai, com o apóstolo aprendemos como atuar. Isso não significa que não haverá preocupações em nosso coração. Mas, ouvimos que te revelas também nessa hora como Deus favorável a todos que andam contigo. Dá-nos essa confiança. Em nome de Jesus Cristo. Amém...

Nenhum comentário: