sábado, 24 de maio de 2008

Jesus, Jesus meu...


Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido. (v. 12) 1 Coríntios 13. 8-13.


"Espelho, espelho meu..." Você já ouviu essa frase ou pronunciou-a em busca de auto-conhecimento? Ela é a fala da madrasta da história infantil "Branca de Neve". Revela o egocentrismo do ser humano, que não vê nada além de si mesmo.

Assim são as pessoas: obcecadas, não vêem nada e ninguém além de si, nem mesmo a Deus. Por isso, é importante fazer uma auto-análise. O espelho de Deus, para nós, são os seus mandamentos. Ao fitá-los, o que se vê é uma vida centrada em nós mesmos, desconhecedora de Deus e de sua vontade. Escandalosamente infantil! (v. 11). Precisamos crescer no relacionamento com o Pai e com o próximo. O relacionamento com Deus é estabelecido pela fé, que vem pela palavra e pelossacramentos e, com o próximo, pelo amor.

Palavra e sacramentos nos levam à cruz. Nela e na ressurreição, Jesus venceu morte e, vivo, subiu ao céu e faz refletir no mundo o seu maravilhoso amor. E do céu, ele virá para julgar os vivos e os mortos. Quando vier em poder e glória, o veremos face a face, conhecendo-o como somos conhecidos.

"Jesus, Jesus meu..." Essas palavras soam melhor em nossa boca do que "espelho, espelho meu..." Elas lembram que somos conhecidos do pai , que nos designou para refletirmos fé, esperança e amor, sendo o maior deles o amor (v. 13), o amor de Deus.

Oremos:

Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, Tu, ó Deus, conheces todo o meu ser. anima-me a refletir o teu amor em minha vida. Por Jesus Cristo, meu amoroso Salvador. Amém...

Nenhum comentário: