quinta-feira, 15 de maio de 2008

Liberdade


Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. 1 Coríntios 10.23

"... Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda..." Há mais do que poesia nessas palavras da romancista Cecília Meireles.

Liberdade é um sonho, porque o distanciamento de Deus escravizou o homem ao pecado. a esse respeito, Jesus disse: "Quem peca é escravo do pecado"e concluiu: "Se o filho os libertar, vocêsserão de fato, livres" (João 8. 34, 36).
Alguns cristão de Corinto não conseguiam libertar-se da escravidão da vaidade. Havia uma disputa que dividia a congregação. Alguns diziam: "Podemos fazer tudo o que queremos". Paulo complementa: "Sim, mas nem tudo é bom".
Lutero, ao tratar da liberdade cristã, apresenta sua máxima sobre ela com essa contradição: "Um cristão é senhor livre sobre todas as coisas e não está sujeito a ninguém; um cristão é um servo prestativo em todas as coisas e está sujeito a todos".
Libertados do pecado por Cristo, ninguém nos obriga a nada em questões de fé, porém, dela, decorrem questões de vida, e precisamos ser criteriosos em nossas decisões. Nem tudo é bom. Sempre haverá tensão entre a nossa liberdade e a dos outros. Com base no amor, Paulo aconselha: "Ninguém deve buscar os seus próprios interesses e sim, os interesses dos outros" (v.24).
"Podemos fazer tudo o que queremos. Sim, mas nem tudo é bom". Portanto, vivamos a liberdade dada por Cristo de tal maneira que não prejudiquemos ninguém.

Oremos:
Senhor Jesus, tu me libertaste da escravidão do pecado. Dá-me a sabedoria para não usar esta liberdade para malícia e, sim, para o que é bom aos outros. Amém...

Nenhum comentário: