sábado, 21 de junho de 2008

DESORIENTADOS


Então Faraó dirá dos filhos de Israel: Estão embaraçados na terra, o deserto os encerrou. (V.3). Êxodo 14.1-14

"Desorientação" é a palavra adequada para quem perdeu o rumo e não encontra saída. Não é preciso ir muito longe para descobrir essa realidade. Encontramo-la em quem busca auxílio e naqueles que têm o desejo de acabar com a própria vida.

O povo de Israel, ao sair do Egito, experimentou isso. Tinha, à sua frente, o deserto e à sua retaguarda, o exército comandado pelo Faraó. Medo e desespero tomam conta de seu espírito, tornando favorável, para o inimigo, a situação de vitória: seriamelhor padecer na escravidão do que morrer no deserto! Israel clama ao Senhor e requer de Moisés uma explicação, pois ele é o líder que os colocou nessa situação. O Senhor, porém, tem um plano para eles: a situação vai revelar quem é Deus de Israel e Senhor dos senhores. A desorientação é momentânea, e o povo precisa aprender a confiar nele para ser vitorioso, no presente e no futuro. Deus abrirá um caminho no deserto, no qual estão perdidos. É uma expência necessária, para aprender a viver confiando em suas promessas.

Quando se pensa que tudo está perdido, Deus concede salvação.

Assim como Israel passou por experiência, também nos, como filhos de Deus, somos testados e ensinados pelo Senhor. "Muitas vezes, ficamos aflitos, mas não somos derrotados. Algumas vezes, ficamos em dúvida, mas nunca ficamos desesperados. Às vezes, somos gravemente feridos, mas não somos destruídos..." (2 Coríntios 4.8-9). Seja, hoje, um dia de vitória para você!

Oremos:

Ó Senhor Deus, ensina-me o que queres que eu faça, e eu te obedecerei fielmente! Ensina-me a te servir com toda devoção. Amém... (Salmo 86.11)

Nenhum comentário: