quarta-feira, 18 de junho de 2008

PRAGAS DESTRUIDORAS


E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito. (v.13) Êxodo 12.1-20.

Há muitas pragas destruidoras em nosso meio. O lugar onde vivo está infestado por mosquito - Talvez, consequência de uma grande mortandade de peixe que houve na nossa região. Mas, há outras pragas que dificultam nossa vida e convivência: pais e filhos que não sabem mais o seu papel em suas relações; marido e mulher que não sabem trabalhar seus conflitos e sucumbem diante deles; jovens que adotam hábitos que conduzem à destruição; pessoas que perdem suas referências éticas e se tornam um peso para a sociedade, através da corrupção, do crime da violência.

Como enfrentar essas pragas? O trecho bíblico acima descreve o ritual da páscoa judaica, que traz à memória o episódio da libertação do Egito. Ao celebrar, anualmente, o ritual, os israelitas reafirmavam seu compromisso com o fundamento da sua fé e da sua estrutura social, que se mostrou eficaz ao longo da história. Na libertação do Egito, o povo de Israel viu a ação amorosa de Deus, assim como, no Sinai, comprometeu-se com os mandamentos, para preservar essa liberdade.

As pragas que infestam a criação e corrompem nossas relações sociais só serão combatidas com um retorno aos fundamentos da nossa fé. Em seu Filho Jesus, Deus manifestou, de forma clara, o caminho que conduz à vida plena e com sentido. Retornemos a Ele!

Oremos:

Bondoso Deus, muitas pragas infestam a tua criação e a nossa boa convivência, porque construímos nossa vida sobre fundamento frágil. Renova e fortalece nossa fé e nossa esperança, para que aprendamos a confiar apenas em ti. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém...

Nenhum comentário: