segunda-feira, 16 de junho de 2008

OUVIR A DEUS


Mas Faraó disse: Quem é o SENHOR, cuja voz eu ouvirei, para deixar ir Israel? Não conheço o SENHOR, nem tampouco deixarei ir Israel.(V. 2) Êxodo 5.1-6.1

Frequentemente, o ser humano recusa-se a ouvir a voz de Deus, por se considerar auto-suficiente. É isso é muito perigoso.

Quando Deus enviou Moisés e Aráo ao Faraó, para que deixasse o povo de Israel sair do Egito e para que fosse adorá-lo no deserto, esse nãolhes deu atenção. Em razão da sua ignorância a respeito de Deus, ele o desafiou, dizendo que não necessitava ouvi-lo, uma vez que não o conhecia.

Ouvir o Senhor e obedecer-lhe traz bênçãos para quem se submete a Ele. Não ouvir traz consigo. O rei do Egito não atentou para a ordem de Deus e, além disso, aumentou a opressão sobre o povo de Israel. Diante da negativa do rei, veio a resposta. O Senhor falou a Moisés que, desanimado, via com pesar como o povo era maltratado: "Agora, você verá o que vou fazer com o rei do Egito" (Êxodo 6.1). Deus, então, mostrou seu poder e libertou o povo da escravidão, enviando dez prgas sobre os egípcios.

Nós também somos convidados a ouvir a Deus, para fazer a sua vontade. Mas, muitas vezes, nossos corações se endurecem e nós fechamos os nossos ouvidos à sua palavra. Talvez, até, tenhamos a ousadia de desafiá-lo, e, como Faraó, perguntemos: "Quem é esse Deus?". Por isso, a advertência do apóstolo é oportuna: "Não se enganem, ninguém zomba de Deus" (Gálatas 6.7).

Que Deus nos conceda que ouçamos e lhe obedeçamos sempre, e busquemos, na sua graça, o perdão que seu filho nos proporcionou, ao dar a sua vida por nós na cruz.

Oremos:

Senhor Deus, conserva em nós a disposição de te ouvir, de tal forma que também te obedeçamos em tudo aquilo que esperas de nós. Que levemosa tua Palavra a sério, para que sempre possas ser reconhecido como o Senhor do Universo. Em nome de teu Filho Jesus, nosso Salvador. Amém...

Nenhum comentário: