sábado, 28 de junho de 2008

A VISITA QUE TRANSFORMA


E declara-lhes os estatutos e as leis, e faze-lhes saber o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer.(V.20) Êxodo 18. 1-27

Jetro visita seu genro Moisés. O encontro é marcado por preocupação, amor e solidariedade de um pelo outro. É uma oportunidade de partilha. Sogro e genro trocam experiências de vida, celebram e agradecem a Deus por aquilo que ele tem permitido realizar na caminhada do povo de Deus até ali.

Assim deveriam ser todas as visitas: oportunidades de falar sobre o amor de Deus e de testemunhá-lo, de aprender e, também, se for o caso, de mudar de rumo, modo de agir.

Foi isso que aconteceu no encontro entre Jetro e Moisés. Houve uma mudança no modo de Moisés conduzir o povo. Antes, o líder centralizava tudo em suas mãos. O Sogro recomendou-lhe uma descentralização, uma divisão das tarefas do dia-a-dia. A Moisés competia "ensinar-lhes as leis de Deus e explicar o que devem fazer e como devem viver". Outros deviam exercer funções diferentes, mas não menos importantes. Assim, todos participariam e todos teriam tempo para si, para a sua família e para o lazer. Isso torna a vida mais dinâmica.

O ensinamento de Jetro vale, igualmente, para a vida familiar e comunitária. Ao centrar tudo numa pessoa só, acaba-se impedindo o surgimento de novos líderes e exaure-se os líderes de sempre. Se você é líder ou membro de uma comunidade, quem sabe, faz da sua próxima visita a pessoas ligadas à Igreja uma visita que transforma e dá novas feições à vida comunitária. Deixe se inspirar pelo encontro de Jetro e Moisés!

Oremos:

Deus, agradecemos pela sabedoria e pelo discernimento que nos dás, pela orientação da tua palavra. Orienta-nos a viver conforme a tua vontade. Permite que possamos compartir experências, ser solidários e fraternos com o nosso próximo. Amém.

Nenhum comentário: