terça-feira, 15 de julho de 2008

BLASFÊMIAS CONTRA O ESPÍRITO SANTO


Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo. (v.29) Marcos 3.20-30

O Espírito Santo "ilumina, santifica e conserva a cristandade na verdadeira e única fé". Por isso. proferir blasfêmias contra ele insulta o sagrado, isto é, Deus e sua obra. Insulto e amor não combinam, são contraditórios. Salvação Cura e reintegra a pessoa na família do Pai; transforma e capacita para servir a Deus e ao próximo. Insulto despreza. Afirmar que as blasfêmias contra o Espírito Santo são imperdoáveis é coerente para o Senhor, que ama. O Amor de Deus acolhe, busca e perdoa. Insultar ou amaldiçoar opõe-se ao amor. Amor une, insulto separa. O Evangelho comunica o amor incondicional de Deus, blasfêmia dispensa o sagrado. Por isso, ela não será perdoada.

Não é de estranhar que a mensagem de Jesus cause tanto impacto. Para a sua época, esta firmação era incompreensível. Para nós, hoje, não é muito diferente. desclassificar a ação de Deus é mais Cômodo, por vezes, até mais racional. Classificar o pregador do Evangelho de louco não é novidade. "Pois aquilo que parece ser a loucura de Deus é mais sábio do que a sabedoria humana" (1 Coríntios 1.25). Deus respeita até mesmo quem rejeita o seu amor. Sua vontade, porém, é outra: que todas as pessoas sejam salvas.

Em que pese a gravidade das insinuações sobre Jesus, impressiona como ele tomou tempo para conversar com os que não o entenderam. Suas palavras não foram de revide, antes, de ânimo. A Sua meta é a salvação.

Oremos:
Grato, Senhor, por nos auxiliares e por instruíres na fé. Agradecemos por tua Paciência. Capacita-nos para sermos perserverante na fé, partilhando o amor aprendido com teus filhos e filhas, nossos irmãos e irmãs. Amém...

Nenhum comentário: