terça-feira, 1 de julho de 2008

LIBERDADE PARA O POVO DE DEUS


Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.(v.2) Êxodo 20:1-21

Um Deus libertador - este aspecto jamais pode ser esquecido pelo povo de Israel. Deus se apresenta, guia os seus e lhes dá orientações que devem marcar toda a sua vida. Na nova vida, na terra da liberdade, todas as relações serão pautadas por um novo código, que fundamenta a relação entre o povo e Deus e, também, entre as próprias pessoas.

O Senhor quer liberdade, e vida em abundância para os seus filhos e suas filhas. Por isso, ele age, intervém na história, e vem ao encontro dos seus tira da opressão.

Mas, há outro detalhe muito importante, que precisa ser lembrado: para que o povo possa usufruir a liberdade com a qual está sendo presenteado e não mais volte à situação de escravo, é preciso observar e dexar-se orientar por um novo código de relacionamento, dado pelo próprio Deus, que contém orientações como se fossem placas de sinalização de trânsito. São dez sinaleiras, pelas quais a nova vida se orienta. A orientação básica é a primeira! Ela perpassa as demais e é fundamental para toda a nova vida: "Eu, o Senhor, sou o seu Deus".

Um Deus libertador - assim, Ele também se apresentou e agiu na segunda aliança quefez com o povo e na qual incluiu você, pelo Batismo. Ele tirou os seus da escravidão do pecado e da morte ao agir em Jesus Cristo e ao oferecer vida nova, em liberdade. Os seus estão livres!

Quem experimenta essa liberdade em Cristo não se deixa mais aprisionar, e a busca, também, para o seu próximo.

Oremos:
Bondoso Deus, obrigado pela liberdade que nos dás em Jesus Cristo. Ajuda-nos para que sejamos fiéis a ti e para que nos deixemos guiar somente por tua mão libertadora. Em nome de Jesus agradecemos e pedimos. Amém.

Nenhum comentário: