terça-feira, 8 de julho de 2008

PRECISAMOS DE DEUS, O SENHOR DO UNIVERSO!


Não te farás deuses de fundição. (V.17) Êxodo 34.17-28

Precisamos de Deus? Ao longo da história, houve inúmeras tentativas de substituir Deus por deuses. O homem tentou colocar-se no lugar dele. Bem disse Sartre: "O homem é o ser planeja ser Deus".

O texto bíblico sugerido para hoje lembra que não precisamos de deuses. Precisamo de Deus. Mas, de que Deus? Precisamos do Senhor do Universo, que enviou o seu Filho Jesus Cristo, abrindo uma brecha decisiva na história humana. A visão do Deus verdadeiro tornou-se decisiva das muitas imagens, antigas e atuais, que se fazem dele. Não só das imagem feitas de metal fundido, mas, também, das quais sutis e traçoeiras, como a sua subtituição por máquinas, técnicas e ciências, que prometem responder todas as perguntas e dar sentido e rumo para a vida humana. Quando isso acontece, a vida se reduz, exclusivamente, à busca de meios para viver. Os desuses da vida moderna aprisionam milhões de pessoas e as impedem de olhar para além das ciências, da técnica e das máquinas. Quando transformada na única linguagem para conhecer o mundo, a ciência pode cegar e, eventualmente, "emburrecer" nossa visão do mundo e da vida. O Deus verdadeiro aproxima-se de nós no seu Filho, Jesus, e nós nos aproximamos dele no Espírito. Somente nele estabelecem-se a razão e o sentido da vida humana. Não caiamos na tentação de adorar outros deuses! Com ele, temos tudo; sem ele, nada. Precisamos de Deus para não perdemos o sentido da existência. Precisamos dele! Ponto!

Oremos:
Querido Pai do céu! Permite que os teus mandamentos sejam sinais inconfundíveis do teu amor e da tua misericórdia por toda a humanidade. Afasta-nos da tentação de adorar outros deuses, pois queremos amar-te acima de todas as coisas. Amém.

Nenhum comentário: