sexta-feira, 11 de julho de 2008

IMPORTÂNCIA DO TABERNÁCULO


E Moisés fez conforme a tudo o que o SENHOR lhe ordenou, assim o fez.(v.16) Êxodo 40.1-17

Entre as obras maravilhosas do povo de Israel está uma tenda móvel, erquida no deserto, que foi chamada de tabernáculo. Deus passou instruções exatas a Moisés de como deveria ser construída. O homem de Deus recebeu ordens de ater-se à planta. Tinha que cumprir exatamente o que o Senhor havia determinado. Não havia nada na planta do tabernáculo que não fosse essencial.

A tenda era o centro da adoração para as doze tribos de Israel, enquanto elas estavam vagando pelo deserto, após a saída do Egito. Era um lugar de adoração, onde o povo reverenciava o seu Deus e lhe prestava homenagem. Era um lugar de comunhão, assim como são nossos templos e centros comunitários, nos dias de hoje. São espaços onde os membros da Igreja se encontram regularmente para ouvir a Palavra de Deus, cantar e orar.

O Tabernáculo era muito importante para o povo de Israel. Templos também são importantes para congregar as comunidades cristãs, hoje dia. Não precisam ser colossais nem luxuosos, tampouco virar obsessão de uma comunidade. Até mesmo um modesto centro comunitário pode servir como casa de oração. Em nossos dias, mais do que nunca, precisamos de lugares e oportunidades de verdadeiro encontro com Deus e com irmãos e irmã na fé.

O templo tem uma função no meio do povo de Deus. É lembrança contínua da soberania e glória do Senhor. Também é lembrança de sua presença para amparar e consolar. Igualmente, é lembrança das promessas sobre o futuro.

Oremos:
Senhor, precisamos de locais e oportunidades para o verdadeiro encontro contigo e com irmãos e irmãs. Mas, ensina-nos que não podemos confinar a tua presença a um espaço físico. Ajuda-nos para que consigamos ligar o que se faz dentro e fora das quatro paredes da igreja. Amém...

Nenhum comentário: