domingo, 6 de julho de 2008

A PALAVRA DE DEUS É COMO UMA SEMENTE


E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta. (V.8) Mateus 13.1-9

Jesus vale-se de um exemplo cotidiano para transmitir a mensagem do amor de Deus. Na palestina, falar de semente, de terra, de agricultura, de colheita perdida e safra abundante fazia parte da conversa do dia-a-dia. Para sobreviver, dependia-se de boas colheitas. Como bom observador, Jesus descreve o que acontece com as sementes lançadas à terra. Nem todas logram alcançar o objetivo do agricultor, ou seja, um aproveitamento de cem por cento. Apenas um terço do que foi semeado trouxe bons resultados. somente "as sementes caíram em terra boa produziram na base de cem, de sessenta e de trinta grãos por um".

Assim acontece com a Palavra de Deus. Antes de mais nada, para que traga frutos, ela precisa ser lançada à terra, ser anunciada às pessoas. E, mesmo assim, por mais que o "semeador" se esforce, ela nem sempre traz os resultados almejados. Maior ou menor sucesso da pregação do Evangelho não depende de quem o anuncia, mas, da ação do Espírito Santo de Deus. Ao pregador compete pregar. Quem dá o crescimento é o Senhor da seara. A Palavra, de aparência frágil, com a ajuda de Deus, tem o poder de transformar vidas, não por meio da força, mas pelo amor. Não pela coação, mas pela misericóridia.

Peçamos a Deus que a sua Palavra nunca falte em nossas vidas, nem no mundo. Que ela nos capacite para o fiel testemunho do Evangelho e para uma vivência em que o amor se multiplica mundo afora.

Oremos:
Senhor, "tu nos dás a palavra e teu exemplo bom, também nos abre o ouvido e o coração! Senhor, nós te pedimos: vem nos iluminar e sempre em teus caminhos nos fazer andar!". Amém.

Nenhum comentário: