sexta-feira, 4 de julho de 2008

DESOBEDIÊNCIA E PERDÃO


Lembra-te de Abraão, de Isaque, e de Israel, os teus servos, aos quais por ti mesmo tens jurado, e lhes disseste: Multiplicarei a vossa descendência como as estrelas dos céus, e darei à vossa descendência toda esta terra, de que tenho falado, para que a possuam por herança eternamente.(v.13) Êxodo 32.1-14

Você já desobedeceu a alguma orientação? Certamente, a sua memória, assim como a minha, fervilha de fatos acontecidos, que geraram dissabores e, até, castigo. Isso acontece porque somos pessoas capaz de mudar de idéia, mesmo que tenhamos prometido obedecer.

Israel também esquecia do que havia prometido e acabava desobedecendo. O texto bíblico de hoje relata o episódio em que o povo resolveu fundir um bezerro, porque se sentiu desamparado por Moisés, que fora chamado ao Monte Sinai para receber os Dez Mandamentos de Deus. Enfurecido, o Senhor mandou Moisés descer do monte. Ao aproximar-se, viu os festesosem volta do bezerro de ouro, um deus que não é capaz de ouvir nem de responder.

Moisés interferiu e intercedeu pelo povo, lembrando a Deus da sua promessa de fazer de Israel uma grande nação, de cuja descendência nasceria o Salvador do mundo. Deus voltou atrás e não destruiu Israel, mas o poupou.

Também hoje, há muitos "bezerros de ouro". São imagens ou dinheiro, coisas, enfim, que se colocam no lugar de Deus. Assim como no Monte Sinai, Deus está disposto a oferecer, hoje, o seu perdão e a dar a fé que salva . Importa que peçamos que ele nos perdoe. Como Moisés, devemos intercer também por outras pessoas.

Oremos:
Senhor, perdoa-nos se fomos desobedientes e move-nos a te obedecermos com amor. Fica sempre ao nosso lado, lembrando-nos do teu grande amor por nós. Em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário: