sábado, 5 de julho de 2008

O SENHOR ORIENTA E GUIA O SEU POVO


Vai, pois, agora, conduze este povo para onde te tenho dito; eis que o meu anjo irá adiante de ti; porém no dia da minha visitação visitarei neles o seu pecado. (V.34) Êxodo 32.15-35

Você já se sentiu perdido numa cidade, sem saber para onde ir? Isso não é nada agradável. Mas, quando alguém nos dá a informação certa, ficamos muito contentes e agradecidos.

Israel fora mal orientado por algumas pessoas, que lembraram dos deuses do Egito. A idéia de querer ter algo concreto para adorar desagradou a Deus. O povo, mal orientado, fez o que era errado e sofreu as consequências. Diante do acontecido, Moisés exigiu uma decisão: "Quem estiver ao lado de Deus, o Senhor, que chegue até aqui" (V.26). Muitos foram mortos neste dia. Quem ajudou a massacrar parte do povo, por determinação de Moisés, foi a tribo de Levi. A ela, o líder declarou: " Hoje, vocês... se consagraram como sacerdotes a serviço de Deus" (V. 29).

Pessoas desorietadas precisam de ajuda e de reorientação! Um novo rumo precisa ser buscado enquanto é tempo. "Procurem a ajuda de Deus enquanto podem achá-lo" (Isaías 55.6), exorta o profeta.

Hoje, temos muitas oportunidades para nos arrependermos. Deus nos dá tempo. Mas, até quando? Ao buscarmos o Senhor, podemos ter a certeza de que o anjo nos orienta, nos protege, assim como protegeu e orientou o povo de Israel pelo deserto. Estamos vivendo dias que exigem que busquemos mais a Deus, para não sermos levados por ondas de coisas más, que podem nos afastar dele. Em meio a descaminhos e más orientações, Deus, sempre fiel às suas promessas, envia o seu anjo para nos guiar.

Oremos:
Senhor Deus, que teu Anjo esteja sempre perto de nós para nos orientar no caminho em que andamos. Aumenta cada vez mais a nossa fé em ti . Por amor de Jesus, nosso Salvador. Amém.

Nenhum comentário: