segunda-feira, 21 de julho de 2008

O TEMPO CERTO


E, quando já o fruto se mostra, mete-se-lhe logo a foice, porque está chegada a ceifa. (V. 29) Marcos 4.26-29

Diz um provérbio que "a natureza nada faz por saltos". Tudo no tempo certo! O ensinamento da parábola do semeador é este: assim como a terra faz a semente germinar sem a participação de quem semeia, assim, também o crescimento do Reino de Deus depende inteiramente dele. Quem marca o tempo da colheita é Deus.

É isso que também acontece com a nossa vida espiritual. Por natureza, somos rebeldes: não nos arrependemos, não cremos. Somos espiritualmente incapazes. No entanto, Deus, em Cristo, nos dá nova vida através do Espírito Santo, que age através da Palavra, do Batismo e da Santa Ceia. Uma vez incluídos no rol dos filhos de Deus, o Pai que fazer de nós semeadores do seu Evangelho, para que o seu reino chegue a todos.

Muitas vezes, cobramos resultados no crescimento do Reino de Deus e achamos que tudo depende das nossas forças. No entanto, a Palavra do Senhor nos assegura que a nossa que a nossa missão é semear, semear e semear, mas que o crescimento está fora de nós, vem de Deus.

A ação da graça do Pai em nós é um mistério divino. Não a compreendemos, mas cremos que Deus está agindo. Não podemos explicar a razão por que, numa congregação, a mesma Palavra produz efeitos numa pessoa e não os produz noutra.

Deixemos este mistério para Deus. Ele faz a semente germinar a seu tempo. Os frutos aparecerão, quando o Pai quiser. Enquanto esperamos, nossa missão é semear a boa semente, a Palavra do Senhor.

Oremos:
Querido Pai celestial, que o teu Reino venha a nós. Dá-nos a teu Espírito Santo, para crermos, por tua graça, em tua Palavra, e vivermos comprometidos com a semeadura da boa semente do Reino, até o tempo da colheita. Amém...

Nenhum comentário: