segunda-feira, 28 de julho de 2008

DE ONDE VEM A SABEDORIA DE JESUS?


E, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se admiravam, dizendo: De onde lhe vêm estas coisas? e que sabedoria é esta que lhe foi dada? e como se fazem tais maravilhas por suas mãos?(V.2) Marcos 6.1-6

Jesus volta para Nazaré, a cidade onde cresceu. No sábado, ele ensina na casa de oração. Não sabemos o que ele disse. Sabemos apenas que as pessoas ficaram admiradas com o seu ensino e perguntaram: " De onde vem tudo isso?"

O problema é que essas pessoas olham somente para o lado humano de Jesus. Não enxergam o seu lado divino. Sem dúvida, ele é uma pessoa humana, como todas as outras. Mas, é ainda mais do que isso. E aí está toda a diferença: ele é, também, uma pessoa divina. Isso se mostra no seu ensinamento e nas coisas que ele faz, seus milagres, suas curas(V.5).

Feliz, quem enxerga além das aparências humanas! Feliz, quem reconhece em Jesus a revelação do próprio Deus! Feliz, quem não fica apenas na admiração e depois não quer saber mais dele. A admiração quer levar-nos para mais longe: ao reconhecimento de que Jesus é a revelação de Deus para todos.

De onde vem a sabedoria de Jesus? Ela vem de Deus! Não sabemos o que ele disse. Sabemos, apenas, que a sabedoria ensinada por ele fundamenta-se no seu temor a Deus, o Pai. Este é o princípio da sabedoria (Provérbios 9.10).

Quem teme, respeita e honra a Deus. Quem o coloca acima de tudo e de todos, e Jesus fez isso como ninguém outro, reconhece o ensino de Cristo como verdadeiro e entra numa relação de fé e de confiança nele.

Oremos:
Senhor Jesus, verdadeiro homem e verdadeiro Deus. Tu ensinaste com sabedoria, porque o teu ensino e as tuas ações em favor das pessoas se baseiam no temor a Deus. Ajuda-nos a vermos além da realidade física e enxergamos, em ti, a revelação da salvação de Deus. Amém...

Nenhum comentário: